Protocolo de modulação intestinal ajuda a regular órgão e auxilia na imunidade, entre outros benefícios. Veja como é feito
A modulação intestinal é um tratamento que consiste na mudança de hábitos para melhorar a saúde do intestino. Dessa forma, são feitos alguns estímulos no trato gastrointestinal buscando reequilibrar as proporções de bactérias que compõe a microbiota. Entenda como esse equilíbrio ajuda a prevenir doenças e ter maior qualidade de vida.
Como é feita a modulação intestinal
Muito além de ingerir mais fibra ou probióticos, na modulação intestinal é preciso um esforço do paciente no tratamento. “Não tem nada mágico. É preciso uma mudança de hábitos ”, resume o cirurgião geral e proctologista, Eurípedes Barsanulfo.
A ideia consiste em nutrir as boas bactérias e eliminar as ruins. Uma das estratégias é retirar temporariamente alguns alimentos que geram fermentação no intestino. Ele destaca que o tratamento deve ser feito com um olhar sobre todo o organismo do paciente e não tratando a solução de um problema isolado. “A medicina integrativa tem essa visão”, aponta.
De acordo com Eurípedes, a modulação intestinal envolve uma melhor salivação, mastigação e acidez correta do estômago. “É uma linha de montagem. Se em algum ponto, houver falhas, o problema vai descendo e crescendo”, explica.
Disbiose intestinal e saúde da mulher
Em geral, temos uma colônia de bactérias boas e ruins no nosso organismo, que são responsáveis pelo funcionamento do intestino. No entanto, quando há um desequilíbrio entre essas bactérias, chamado de disbiose intestinal , surgem problemas como má digestão, prisão de ventre, baixa imunidade, dificuldades para emagrecer e até maior propensão à depressão.
Além disso, doenças como infecção urinária e candidíase também estão diretamente ligadas à disbiose intestinal. “As mucosas se comunicam. Assim, se há uma disbiose, a mucosa do sistema urinário também vai estar disfuncional e pode ter como consequência a infecção urinária”, explica o proctologista.
Da mesma forma, a candidíase surge muitas vezes provocada pela própria infecção urinária e pelo uso de antibióticos. “A candidíase é o extremo da disbiose. É quando chega ao ponto em que o terreno biológico está tão inflamado que já está mofando”, analisa.
Benefícios da modulação intestinal
A restauração da composição da microbiota intestinal é responsável por diversos benefícios como melhora dos sintomas gastrointestinais, disposição e fortalecimento do sistema imunológico.
Entre em contato e veja como podemos te ajudar a melhorar a saúde do seu intestino, prevenir doenças e ter maior qualidade de vida.
Comentários