Entenda a importância dos hormônios femininos e como eles influenciam em sua rotina e saúde como um todo

Em diferentes períodos do mês, o organismo das mulheres passa por ciclos de variações hormonais. Além de provocar efeitos no corpo, essas alterações afetam a rotina, o humor e o bem estar. Veja quais são os principais hormônios femininos e a função de cada um deles.

Principais hormônios femininos

Os principais hormônios femininos são os estrogênios, a progesterona e a testosterona. Esses três têm diferentes funções no organismo da mulher, regulando a menstruação, a libido, atuando na gravidez e na menopausa.

Progesterona

Responsável por regular os ciclos menstruais, a progesterona prepara o útero para receber o óvulo fertilizado. Desse modo, os níveis desse hormônio aumentam após a ovulação.

No caso de gravidez, a progesterona se mantém alta para garantir o desenvolvimento das paredes do útero. Por outro lado, quando não há fecundação, os ovários cessam a produção desse hormônio, levando à descamação do útero e, consequentemente, à menstruação.

Estrogênio

Os principais estrógenos são o estradiol, estrona e estriol. São produzidos no ovário, mas também podem ser produzidos pela placenta e ajudam a regular o ciclo menstrual.

A deficiência do estradiol indica a suspensão da menstruação e a consequente menopausa. Além disso, os estrogênios também atuam no desenvolvimento de características sexuais secundárias: crescimento de mamas e distribuição da gordura corporal tipicamente feminina.

Testosterona

Embora seja mais alto nos homens, esse hormônio também é produzido pelo organismo feminino. A testosterona ajuda a promover o crescimento muscular e ósseo e a regular os níveis de energia e libido.

Por outro lado, o excesso desse hormônio pode provocar o desenvolvimento de características mais masculinas, como excesso de pelos e voz mais grave.

Mudanças hormonais

Além da influência dos hábitos de vida, as diferentes fases do ciclo feminino podem desregular os níveis desses hormônios, provocando sintomas incômodos.

Para lidar com os sintomas das mudanças hormonais, é interessante manter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Além disso, é importante fazer um check up regularmente com seu ginecologista para monitorar a sua saúde. Entre em contato e agende uma consulta.

Siga a Clínica You Heal também no Instagram