Conhecida como a mais saudável do mundo, a dieta mediterrânea é rica em antioxidantes (como o azeite e o peixe) e vegetais com polifenóis

É fato que não existe uma dieta ideal para todo mundo, mas quando se fala em uma rotina alimentar para melhorar a qualidade de vida e retardar o envelhecimento, a dieta mediterrânea é consenso entre os especialistas no assunto. 

Conhecida como a mais saudável do mundo, a dieta  mediterrânea é rica em antioxidantes (como o azeite, o vinho e o peixe) e vegetais com polifenóis, um composto orgânico considerado como um antídoto contra os males do envelhecimento. 

Como surgiu a dieta mediterrânea

A dieta foi criada pelo cientista americano especialista em fisiologia, Ancel Keys, que realizou um estudo nos anos 50 analisando os hábitos de 12 mil pessoas de 3 continentes diferentes com idades entre 40 e 60 anos. 

A pesquisa apontou que depois de 20 anos de acompanhamento, apenas os mediterrâneos continuavam bem de saúde. Assim, o cientista foi morar na região para estudar a razão da boa saúde local e viveu até os 101 anos seguindo o que ele chamava de dieta mediterrânea.

Muitos anos depois dessa descoberta, novas pesquisas confirmam que, quando bem combinados, os produtos comuns à dieta mediterrânea podem favorecer uma vida longa e saudável. Os benefícios vão desde a prevenção de doenças crônicas como o tratamento de problemas cardiovasculares. 

Cardápio da dieta mediterrânea

O cardápio da dieta mediterrânea se baseia no que os povos de países da bacia do Mar Mediterrâneo costumam comer. Desse modo, a dieta é rica em frutas, legumes, cereais, azeite e peixe. Ou seja, é uma alimentação mais rica em fibras e gordura boa. O plano alimentar restringe a carne vermelha para ocasiões especiais e em pequenas quantidades. 

Por outro lado, libera de forma moderada o consumo de vinho. A bebida é rica em reverastrol, um antioxidante que age como o varredor de radicais livres, ajudando muito na saúde e na questão da longevidade. Além disso, iogurte natural e queijo magro também são bem vindos na dieta mediterrânea.

Novo estilo de vida

A recomendação, no entanto, é de que a dieta mediterrânea seja adotada juntamente com uma nova rotina. Desse modo, é importante seguir também o estilo de vida dos povos que vivem no Mediterrâneo. Isso inclui fazer atividades físicas e de relaxamento, participar de atividades culturais e socializar. 

Veja algumas dicas para entrar no estilo de vida mediterrâneo:

  • Faça atividade física com frequência
  • Cozinhe seu próprio alimento
  • Coloque alimentos in natura na sua dieta – o máximo que conseguir
  • Elimine industrializados e use produtos frescos e da estação
  • Reúna os amigos com frequência
  • Tenha um atividade prazerosa para descontração
  • Reserve espaço na agenda para o descanso
  • Tenha uma boa noite de sono

Quer adotar a dieta mediterrânea na sua rotina? Entre em contato e marque um horário com nossa equipe.

Siga a Clínica You Heal também no Instagram