Manter um intestino saudável é tarefa fundamental para uma vida mais equilibrada. Veja dicas de alimentação e bons hábitos

 

Você sabia que metade da dopamina e cerca de 90% da serotonina que circulam no nosso organismo para gerar a sensação de bem-estar são produzidas dentro do intestino? O órgão tem extrema importância na transmissão e controle de informações e é considerado como o segundo cérebro. Por isso, manter um intestino saudável é tarefa fundamental para uma vida mais equilibrada.

Além de contribuir na prevenção de doenças, um intestino saudável desempenha um papel importante no sistema imunológico, já que está ligado diretamente à sua imunidade Veja como ter um intestino saudável.

Mantenha uma alimentação balanceada

Uma dieta balanceada é essencial para um intestino saudável. De maneira geral, tenha uma alimentação mais natural possível, priorizando frutas e verduras e eliminando alimentos processados. No entanto, é preciso ter equilíbrio na dieta. Não adianta comer muita fibra, se não toma água o suficiente, por exemplo. Veja algumas dicas:

Reduza carboidratos e açúcar processados

Elimine ou reduza o máximo possível da ingestão de alimentos processados, incluindo o carboidrato e açúcar. Esses alimentos tendem a favorecer a produção de bactérias ruins no seu intestino.

Coma mais frutas e verduras

Adote uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.
** Algumas pessoas têm desconforto com algumas frutas e verduras e legumes, as que contém FODMAPS. Nesses casos, um médico deve ser procurado para orientação específica.

Opte por gorduras boas

Não exagere. A falta de gordura na dieta, provoca ressecamento das fezes. Opte por gorduras saudáveis como as de castanhas como nozes, o azeite, abacate, e os peixes.

Beba muita água

Manter o corpo bem hidratado é passo importante para ter um intestino saudável. A desidratação pode dificultar o funcionamento do intestino e afetar o desempenho cognitivo e o humor. Se você não ingere água o suficiente, não tem volume fecal. As fezes ressecam e daí surge a dificuldade de evacuação, causando sofrimento.

Identifique e trate intolerâncias alimentares

Se você costuma sentir uma sensação de estufamento após comer, além de gases, diarréia e constipação, procure um médico para verificar se você tem alguma intolerância alimentar. As intolerâncias alimentares podem causar disbiose intestinal, que é o desequilíbrio entre bactérias boas e ruins.

Mantenha bons hábitos

A alimentação é sim parte fundamental para um intestino saudável, mas ainda assim, é preciso fazer ajustes na sua rotina que vão além da dieta. Veja alguns bons hábitos:

Pratique atividade física

O sedentarismo prejudica sua função intestinal. Faça algum exercício que te dê prazer. Eles são de extrema importância para o funcionamento do seu intestino.

Evite o cigarro e álcool

Bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais e aumentam a permeabilidade intestinal. Já o cigarro aumenta os gases e irrita o intestino.

Combata o estresse

Invista em atividades como yoga, meditação, exercício de respiração e LPF, que ajudam a diminuir os níveis de estresse. A irritação pode afetar diretamente a saúde do seu intestino, diminuindo sua irrigação e consequentemente a função intestinal. Dependendo do grau de stress, pode chegar a causar necrose nas criptas intestinais, deixando de absorver os alimentos corretamente.

Não segure a vontade de ir ao banheiro

Quando o seu intestino der o sinal, não segure. Isso pode fazer hipertonia do seu esfíncter e dificultar o processo mais tarde. Atenda ao chamado do seu organismo e aproveite os momentos mais propícios, que, geralmente, são pela manhã.

Pratique os exercícios de LPF

O canal de comunicação entre o intestino e o cérebro, chamado de nervo vago, é ativado com as técnicas de respiração do LPF. A prática ajuda a diminuir a frequência cardíaca e respiratória, deixando o corpo em um estado de tranquilidade, estimulando o intestino.

Se você sente algum incômodo, marque uma consulta para avaliar o seu caso e verificar o melhor tratamento. Alguns exames devem ser feitos para descartar a possibilidade de um problema mais sério.

Leia também: Seu intestino está irritado? Saiba o que fazer.

Clique aqui e saiba mais sobre a metodologia da You Heal.

Acompanhe a Clínica You Heal também no Instagram!