Dor e desconforto abdominal, associados a alterações nas fezes, são os principais sintomas de um intestino irritado. A primeira coisa a entender é que precisamos diferenciar se seu intestino “está” irritado ou se você possui a Síndrome do Intestino Irritável.

Para ser considerado SII Pct o paciente alterna entre constipação e diarreia. É uma doença funcional, isto é, só é diagnosticado quando exclui outras doenças por exames laboratoriais e de imagem. Tem hipersensibilidade do intestino que piora com stress e alguns alimentos. Veja como avaliar

O diagnóstico é feito por médico especialista, assim como a indicação do tratamento mais adequado. No entanto, é possível seguir algumas dicas gerais para prevenir as crises.

Intestino Irritado: o que evitar

 Alimentos que causam sensação de inchaço

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Café e bebidas alcoólicas

Fontes de cafeína como bebidas à base de cola, energéticos, café e guaraná têm efeito excitante e laxativo. Já as bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais, além de aumentar a permeabilidade intestinal e piorar a disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins).

 Alimentos gordurosos

A digestão de alimentos gordurosos é mais difícil, pois aumentam os movimentos intestinais. Evite frituras e chocolates.

 Condimentos e conservantes

Cebolas, pimentas e alguns conservantes também estão entre os alimentos que causam gases e deixam seu intestino irritado.

 Sal e açúcar

O sal grosso tem efeito osmótico, aumentando o fluxo de água para dentro dos intestinos. Isso favorece a irritação intestinal. Da mesma forma, diminua a ingestão de açúcar, principalmente de doces muito concentrados, como brigadeiro, quindim e leite condensado.

Balas e chicletes que contenham sorbitol

O sorbitol é um tipo de adoçante artificial usado em algumas balas e chicletes sem açúcar. Também tem o mesmo poder de irritar o seu intestino.

Invista no seu bem-estar

Além de mudanças na alimentação, é preciso investir em melhorias no estilo de vida.

 Faça atividade física

O sedentarismo pode prejudicar a função intestinal. Mantenha um programa diário de exercícios físicos.

o fume

Danos no trato gastrointestinal também estão entre os problemas causados pelo cigarro. Ao tragar, o fumante puxa ar não só para os pulmões, mas também para o estômago e intestino, aumentando os gases intestinais. Além disso, o tabaco deixa o seu intestino irritado, aumentando o incômodo provocado pelos gases.

Combata o estresse

Embora não se resuma a isso, o fator emocional costuma ser uma das principais causas de um intestino irritado. O stress afeta diretamente a saúde do seu intestino, diminuindo sua irrigação e consequentemente a função intestinal. Discuta com seu gastro a necessidade de uma avaliação com psicólogo e também invista em atividades que possam diminuir seus índices de stress e ansiedade, como yoga, meditação e LPF.

Ajustes na alimentação e no estilo de vida são fundamentais para a melhoria dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, em fases mais intensas, de grande desconforto, é preciso fazer uso de medicamentos.

Marque uma consulta para avaliar o seu caso e verificar o melhor tratamento. Alguns exames devem ser feitos para descartar a possibilidade de um problema mais sério.

Clique aqui e saiba mais sobre a metodologia da You Heal.

Acompanhe a Clínica You Heal também no Instagram!