A relação entre stress e intestino começa ainda na boca. Tanto a má alimentação, quanto a má digestão são problemas comuns em momentos de tensão
Você sabia que o stress influencia no funcionamento do seu intestino? E que esse funcionamento está diretamente ligado ao seu grau de imunidade? Isso mesmo. Stress, intestino e imunidade se relacionam diretamente.
Conforme explica Adriana Meneses, gastrocirurgiã e nutróloga da You Heal, um estilo de vida saudável, que prioriza uma boa imunidade, depende do tripé entre alimentação, atividade física e bom sono. Um desequilíbrio entre esses pontos pode causar stress e, como consequência, diminuir o fluxo sanguíneo em órgãos vitais do corpo, inclusive o intestino.
Ao diminuir o diâmetro dos vasos sanguíneos, o trato digestivo passa a enfrentar dificuldades no funcionamento.
“Se você está estressado, o seu cérebro quer estar funcionando o tempo inteiro. Então ele vai fazer com que tudo que ele tenha de energia, se concentre mais no cérebro”, explica a nutróloga. Dessa forma, os outros processos do organismo ficam subvalorizados, incluindo o trabalho do sistema digestivo.
Stress e má digestão
A relação entre stress e intestino começa ainda na boca. Isso porque tanto a má alimentação, quanto a má digestão são problemas comuns em momentos de tensão. “Às vezes você come um pouco e incha, parecendo que comeu um boi. Isso acontece porque seu sistema digestivo não está na melhor performance por causa do seu stress”, exemplifica Adriana.
Segundo ela, o sistema digestivo é a principal barreira de defesa do corpo, fazendo a seleção entre o que fica e o que é eliminado do nosso organismo. É como uma fronteira formada por bactérias boas e ruins, muco, células do intestino, microvilosidades intestinais.
No entanto, se a união dessas células não está forte o suficiente, toxinas podem passar para a corrente sanguínea. É quando ocorrem as inflamações. “Se essa inflamação é crônica e persistente, acaba se tornando destrutiva, induzindo ao envelhecimento precoce”, revela.
Sobras alimentares
Outro problema decorrente da relação entre stress e intestino são as sobras alimentares. Quando nervoso ou ansioso, a tendência é mastigar mal. Dessa forma, o estômago não consegue digerir bem os alimentos e envia pedaços inteiros para o intestino. Tudo o que sobra, vai ser comida para bactérias ruins, que acabam fermentando mais, causando distensão abdominal e gases.
“Por isso sempre explico que qualquer tipo de doença começa no intestino ou pode ser ajudada quando tratamos o intestino”, sentencia a nutróloga.
Não deixe de ver também: Como ter um intestino saudável.
Dra. Adriana Meneses também falou sobre esse tema em podcast.
Acesse nossa página completa com podcasts sobre saúde, alimentação e muito mais!
Comentários