Candidíase de repetição, refluxo e gastrite podem ter como causa problemas relacionados ao seu intestino. Entenda a ligação
A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital. O que muita gente não imagina é que o problema começa lá no intestino, com o desequilíbrio das bactérias boas e ruins. Entenda a relação entre candidíase e intestino.
O intestino e a saúde da mulher
No nosso organismo, temos uma colônia de bactérias responsáveis pelo funcionamento do intestino. O desequilíbrio dessas bactérias é chamado de disbiose intestinal, que acaba refletindo até mesmo em fungos na região vaginal.
Isso porque as mucosas se comunicam. Assim, se há uma disbiose, a mucosa do sistema genital também vai estar disfuncional. Geralmente, a candidíase é o extremo da disbiose. Quando não tratada, a candidíase ainda pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Do mesmo modo, as consequências do desequilíbrio no intestino não se limitam à candidíase.
A disbiose também pode causar má digestão, prisão de ventre, baixa imunidade, dificuldade para emagrecer e maior propensão à depressão.
Mas qual a relação entre refluxo, gastrite e candidíase?
Assim como há uma relação estreita entre candidíase e intestino, é possível relacionar também com o refluxo e gastrite. Isso acontece por conta da má digestão, fermentação intestinal e as mudanças no pH intestinal e vaginal.
“Com a dificuldade para digerir a comida, ela fica parada, fermenta mais no intestino e faz a proliferação de bactérias ruins”, explica a gastrocirurgiã e nutróloga da You Heal, Adriana Meneses. Ela ressalta que o uso crônico de medicamentos como omeprazol pioram esse cenário, por conta da queda na acidez.
Por conta dos vários ângulos, o ideal é que o tratamento tanto da candidíase, como do refluxo e gastrite, sejam feitos por equipe multidisciplinar. Uma das opções é a modulação intestinal. A ideia é buscar um olhar integral, abordando tanto parte ginecológica quanto intestinal e nutricional.
Como evitar a candidíase
Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar o surgimento da candidíase. Veja as recomendações da nossa equipe:
- Lave a região com água corrente e sabão neutro sem excesso
- Faça a higiene sempre no sentido da frente para trás
- Dê preferencia à calcinhas de algodão e evite as de fibras sintéticas
- Não use o biquini molhado por muito tempo
- Mantenha uma alimentação rica em frutas e verduras
- Beba bastante água
- Evite o uso de absorventes internos
Entre em contato e veja como podemos te ajudar a melhorar a saúde do seu intestino, prevenir doenças e ter maior qualidade de vida.
Comentários