Mindful eating é o ato de comer com atenção plena. Veja como a técnica ajuda a fazer escolhas mais saudáveis
Mindful eating pode ser traduzido como a alimentação consciente, comer com atenção plena ou comer consciente. É um conceito focado na prática de meditação budista mindfullness, que aposta na atenção plena ao momento presente e sem julgamentos.
De maneira geral, o mindful eating é o ato de estar presente durante as refeições e sentir o que o alimento pode te proporcionar. Nesse sentido, é preciso envolver a mente, o espírito e o coração na hora de degustar um prato de comida.
A ideia é que, sem distrações, observando os sinais do seu corpo e a comida, você passe a fazer escolhas mais saudáveis. Dessa forma, se liberta da culpa e do sofrimento relacionados ao ato de comer.
A prática ajuda a identificar a saciedade e comer apenas o necessário. Estudos mostram que ao comermos distraídos com o celular ou na frente da TV, não ouvimos o nosso corpo e chegamos a comer de 20 a 50% a mais.
Como começar a praticar
Pense na relação de uma criança com a comida. Ela come sem culpa, observando o alimento, os sabores e sem se preocupar com calorias. Ao se sentir saciada, ela para.
Mindful eating é exatamente isso. Por meio de alguns exercícios orientados, é possível redescobrir sua sabedoria interna para lidar de forma saudável com a comida.
Mas a orientação fundamental é: quando estiver comendo, apenas coma. Se perceber que está no piloto automático, distraído e sem notar o que está ingerindo, pare por um instante e priorize a sua respiração.
“Comece sentindo seu corpo. Não se critique, apenas traga sua atenção ao momento presente. O simples ato de respirar ajuda a relaxar e se conectar com seu corpo e suas necessidades”, explica a nutróloga Adriana Meneses, da Clínica You Heal.
Observe seus sentidos
Outra dica simples é avaliar os seus sentidos antes de comer para verificar a real necessidade. Seu corpo pode te trazer respostas sobre seus sinais de fome. Além disso, a análise vai te ajudar a estimar o tamanho das suas porções. No entanto, se você realmente estiver com fome, não reprima a sua necessidade.
Ao negar e não comer quando seu corpo precisa, você pode acabar se descontrolando em um outro momento, diante de um alimento que considere irresistível. Esse impulso pode acabar ativando o sentimento de culpa e fracasso, gerando uma compulsão alimentar.
Comentários