Uma mente conturbada gera sintomas ansiosos e, consequentemente, pode gerar a compulsão alimentar. Veja algumas dicas para vencer esse problema
A ansiedade é uma reação que funciona como mecanismo de defesa em situações que inspiram tensão, expectativa ou medo. Pode ser caracterizada por medo de situações cotidianas, ocupação da mente com situações que ainda vão ocorrer, por isso dizemos que excesso de preocupação (pré-ocupação, ocupação anterior por situações que ainda vão vir).
E isso pode gerar um estado de agitação que pode ser acompanhado por nervosismo, tensão muscular, dificuldade de concentração e ainda a compulsão alimentar.
Esse comportamento desenfreado na alimentação ocorre devido a um distúrbio químico nos mecanismos de saciedade. Muitas vezes, a pessoa ansiosa tenta aliviar a tensão através da comida.
Mais tarde, essa compulsão alimentar afeta a autoestima, aumentando ainda mais o quadro de estresse e ansiedade. Ou seja, vira um círculo vicioso, que afeta drasticamente a saúde física e mental.
Dicas para vencer a compulsão alimentar
Muitas vezes, a pessoa busca ajuda para resolver o problema do ganho de peso sem se dar conta da necessidade de tratar a causa desse comportamento. “Para emagrecer é preciso ter saúde mental”, sentencia a gastrocirurgiã e nutróloga da Clínica You Heal, Adriana Menezes.
Ela explica que uma mente conturbada gera ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar. Esse problema, no entanto, pode ser tratado através de cuidados com a saúde mental. Veja algumas dicas para vencer a compulsão alimentar.
Tenha uma boa noite de sono
“É durante o sono que a gente faz a liberação hormonal a favor do emagrecimento”, revela Adriana, ao acrescentar que vários hormônios são liberados enquanto você dorme, por isso a importância de cuidar da qualidade do sono. Tente desligar as luzes de casa mais cedo e evite assistir televisão até tarde.
Faça atividade física
Os exercícios físicos ajudam na saúde mental, porque liberam neurotransmissores. Isso ajuda não só no processo de emagrecimento como também na sensação de bem estar. O sedentarismo prejudica muito a saúde mental e influencia diretamente na qualidade de vida.
Tire um tempo para relaxar
É importante também sempre reservar um tempo para relaxar e cuidar da mente. Pode ser lendo, meditando, alongando, ouvindo uma música, assistindo um filme ou batendo papo com a família e amigos. É seu momento de fazer algo prazeroso e sem compromisso, investindo no seu bem estar.
Diminua o uso do celular
O uso dos smartphones pode aumentar sensivelmente os níveis de ansiedade. Assim como o consumo excessivo de notícias. Estipule um limite para e perceba a diferença em suas emoções e comportamento.
Tenha uma boa respiração
Quando você respira de maneira correta, você ativa o nervo vago, que é responsável por várias ações, principalmente intestinais.
Por outro lado, a respiração também ajuda na liberação de neurotransmissores, assim como é feito na técnica de LPF. A prática trabalha a diminuição da frequência cardíaca e respiratória, deixando o corpo em um estado de tranquilidade.
Nesse sentido, o acompanhamento multidisciplinar também se mostra fundamental no tratamento da compulsão alimentar. Na Clínica You Heal as estratégias são voltadas para a saúde de forma integral e harmônica, visando o aprimoramento físico e mental.
Por isso o acompanhamento é feito por uma equipe multiprofissional que inclui também o psicólogo. A ideia é justamente oferecer um tratamento completo.
Comentários