O LPF é um método de exercícios com baixa pressão no abdômen. Os benefícios vão desde correção postural à melhora da função sexual

O LPF (Low Pressure Fitness) é um método de exercícios com baixa pressão no abdômen. Fundamentados na técnica da respiração diafragmática da yoga e da postura do RPG, os exercícios envolvem correção postural, vácuo abdominal e co-ativação de grupos musculares, como o do assoalho pélvico.

O método também é conhecido como técnica da barriga negativa, por auxiliar na redução da circunferência abdominal. Mas, apesar dos resultados estéticos chamarem mais atenção dos praticantes, os benefícios vão além, trabalhando desde correção postural à melhora da função sexual.  

Como funcionam os exercícios de LPF

Através das técnicas de respiração do LPF, o nervo vago é ativado. Esse é o canal de comunicação entre o abdômen e o cérebro, responsável por diminuir a frequência cardíaca e respiratória, deixando o corpo em um estado de tranquilidade.

“O nervo vago também atua como mensageiro do intestino, informando o cérebro que o canal está cheio e precisa ser liberado”, explica a fisioterapeuta Dermato Funcional, Camilla Bacchim. O intestino, por sua vez, é estimulado, aumentando a movimentação do bolo fecal e facilitando o processo de evacuação.

A fisioterapeuta revela que através da ativação muscular, postural e dos ciclos respiratórios, é possível trabalhar grandes grupos musculares, mobilizar secreções pulmonar e ativar o sistema límbico do cérebro.

Esse sistema é responsável pelas emoções e pela sensação de bem-estar. “Em resumo, é um programa completo, que envolve corpo e mente saudável”, acrescenta.

Os benefícios do LPF

  • Corrigir a postura corporal
  • Diminuir a barriga
  • Fortalecer o períneo
  • Aliviar dores lombares
  • Melhorar a função intestinal
  • Trabalhar capacidade cardiorespiratória
  • Corrigir diástase abdominal
  • Melhorar a função sexual
  • Combater o estresse

Os exercícios de LPF são indicados para quem deseja melhorar o autoconhecimento, tônus muscular, capacidade respiratória, controlar sintomas de ansiedade e corrigir a postura.

Qualquer pessoa, independente de peso, altura, idade ou sexo pode praticar LPF. Gestantes, no entanto, precisam de liberação do obstetra e alterações em alguns exercícios.

Acompanhe a Clínica You Heal também no Instagram!