Compreender o problema como uma doença é um dos primeiros passos do tratamento para a obesidade. Veja as opções de cirurgia

Dados do Ministério da Saúde apontam que 1 em cada 5 brasileiros está obeso. O distúrbio já é considerado um dos maiores problemas de saúde pública, pois pode ter outras doenças como consequência. Além da própria mudança de hábitos, há outras formas de tratamento para obesidade, a depender da idade e saúde do paciente. 

Entre as causas do excesso de peso, estão fatores metabólicos, genéticos, sedentarismo, hábitos alimentares, condições socioeconômicas e aspectos comportamentais. Por outro lado, a obesidade pode causar hipertensão arterial, alterações dos níveis séricos de lipídios e glicose, resistência à insulina, doenças cardiovasculares e ortopédicas. 

Compreender o problema como uma doença é um dos primeiros passos do tratamento para a obesidade. Em termos médicos, a obesidade é definida como um depósito de excesso de gordura que prejudica a saúde como um todo. 

As opções de tratamento para obesidade

A mudança no estilo de vida sempre será a primeira linha de tratamento para a obesidade. No entanto, muitos pacientes mesmo com alterações significativas, na alimentação e prática de atividade física, não conseguem ter redução de peso ao ponto de haver melhora de comorbidades e qualidade de vida. 

Nesses casos, após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos), existe a indicação para o tratamento cirúrgico para obesidade. A cirurgia bariátrica e metabólica tem sido uma alternativa eficaz para a redução de peso sustentada e melhora de comorbidades. 

O aspecto metabólico foi incorporado à cirurgia justamente porque o objetivo não é apenas a redução de peso, mas sim o tratamento de problemas associados à obesidade, tais como diabetes e hipertensão. A cirurgia é indicada para quem tem IMC acima de 35 Kg/m2 e comorbidades associadas ou apenas IMC acima de 40 Kg/m2.

Além disso, o IMC ≥ 30 Kg/m2 associado ao diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 passou a ser considerado critério de inclusão para a cirurgia metabólica, exatamente pela possibilidade de controle e remissão do diabetes. 

Os tipos de cirurgia

A escolha do procedimento bariátrico e metabólico adequado para cada paciente deve considerar a condição pessoal (índice de massa corporal, comorbidades e gravidade do diabetes), status socioeconômico, apoio familiar e histórico de doenças.

Os procedimentos bariátricos indicados ao tratamento para obesidade apresentam características diferentes, desde restrição da ingestão de alimentos e redução na absorção de nutrientes até aumento da saciedade, dentre outros mecanismos. 

Veja a lista de procedimentos:
  • Bypass Gástrico ou gastroplastia em Y de Roux 
  • Gastrectomia Vertical 
  • Duodenal Switch 
  • Banda gástrica ajustável 
  • Balão gástrico 

Por se tratar de uma doença multifatorial, onde há influência de fatores genéticos, metabólicos, sociais, psicológicos e ambientais, é extremamente importante um acompanhamento multidisciplinar, com nutricionista, nutrólogo, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico, entre outro especialistas.

Além disso, o tratamento para obesidade deve ser individualizado, respeitando os limites do paciente e com foco na saúde. Entre em contato e veja como a equipe You Heal pode ajudar você.

Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!