Engana-se quem um dia pensou que, ao reduzir o estômago, seria impossível voltar a engordar novamente. O reganho de peso após a cirurgia bariátrica é real e acontece com muitos pacientes que não adotaram um novo estilo de vida.
Em geral, as melhorias esperadas tanto no peso, como na saúde do paciente dependem de uma alimentação adequada e de um acompanhamento multidisciplinar rigoroso.
Por que o paciente volta a ganhar peso
Além da necessidade de um maior cuidado com a alimentação após a cirurgia bariátrica, o paciente precisa estar atento a outros detalhes, como atividade física adequada, taxas dos principais nutrientes e principalmente com o funcionamento do intestino.
A constipação e a diarreia são alguns dos principais problemas intestinais que podem ocorrer depois da cirurgia.
Adriana Meneses, gastrocirurgiã e nutróloga da Clínica You Heal, explica que o reganho de peso após a cirurgia bariátrica ocorre quando não há mudança de hábitos, mas também pode apontar problemas intestinais ou falta de nutrientes.
Isso porque a cirurgia pode afetar o processo de absorção dos nutrientes, sendo necessária a suplementação. No entanto, o uso deve ser orientado pelo nutrólogo e nutricionista.
Até que ponto o reganho de peso é normal?
Após os primeiros dois anos do procedimento, um pequeno reganho do peso, entre 5% e 10%, é considerado normal.
De todo modo, o reganho deve acontecer de forma lenta ao longo de 24 meses. Caso o paciente ganhe peso de forma acelerada ou mesmo acima dos 10%, é fundamental buscar orientação médica.
O que fazer se tiver reganho de peso após a bariátrica?
Se o reganho de peso após a cirurgia bariátrica se inicia ainda no primeiro ano de pós-operatório, ou acontece de forma acelerada, é preciso procurar, preferencialmente, a equipe multidisciplinar responsável pelo procedimento.
Esse grupo de profissionais poderá fazer uma análise da situação e verificar o que pode estar provocando o reganho de peso. Nesse processo, é importante que o paciente passe por uma avaliação clínica, nutricional e psicológica, além de exames específicos.
O acompanhamento multidisciplinar é fundamental para auxiliar na melhor alimentação após a cirurgia bariátrica, na suplementação de nutrientes em falta e na correção das alterações intestinais.
Aqui na You Heal temos uma equipe pronta para te atender. Entre em contato e marque uma avaliação.
Siga a Clínica You Heal também no Instagram
Comentários