Os chás não devem ser vistos como um remédio para emagrecer. Eles são aliados e estimulam processos que ajudam a reduzir medidas

Gosta de tomar um chá? E se você puder aliar esse costume – que para alguns é até um ritual – à uma estratégia para estimular o seu metabolismo e favorecer o emagrecimento? É claro que os chás e shots matinais não são capazes de fazer milagre. Mas quando associados a uma boa estratégia, podem trazer excelentes resultados. Veja quais são os melhores shots e chás para emagrecer.

Como os chás e shots agem

Os chás são bebidas carregadas de fitoquímicos, substâncias vegetais que favorecem um ambiente metabólico ativo e saudável e auxiliam no processo de emagrecimento. Aos poucos a ciência também vai revelando os potenciais terapêuticos dessas substâncias. Além de antioxidantes e anti-inflamatórios, os chás também podem melhorar o perfil lipídico e glicêmico e até termogênico.

Quais shots e chás são indicados para emagrecer?

A escolha dos ingredientes vai resultar em diferentes perfis de compostos bioativos, e por isso, variar nas receitas é a melhor forma de ofertar uma riqueza de fitonutrientes para o organismo. Cada um traz diferentes possibilidades de uso. Lembre-se que os chás não servem exatamente para emagrecer. Eles são aliados e estimulam processos que ajudam a reduzir medidas.

Por exemplo, para estimular o metabolismo, os chás verde e de gengibre são uma boa aposta. O chá verde também possui cafeína, que dá à essa bebida um importante efeito termogênico, podendo levar ao aumento do gasto energético e oxidação de gorduras. O gengibre, por sua vez, tem atividade antiinflamatória, sendo eficiente após excessos alimentares.

Por outro lado, é possível reduzir a retenção hídrica com chás com propriedades diuréticas. Entre eles o chá de cavalinha, o chá verde e o chá de hibisco com gengibre. De todo modo, é preciso variar o consumo entre os diferentes tipos de chás e evitar excessos.

Do mesmo modo, os shots também devem ser consumidos variando a base ácida para evitar desconfortos. Geralmente, a base é um suco de limão ou vinagre de maçã. No entanto, pessoas com azia, gastrite ou outras condições estomacais podem substituir por água.

Definida a base, escolha alguma combinação para compor o shot. Gengibre + cúrcuma + pimenta preta ajudam a digestão e distensão abdominal, além de ter efeito termogênico. Já o guaraná cipó + canela tem propriedades estimulantes auxiliando na prática de atividade física, controle da glicemia e da saciedade.

Agora que você já sabe quais shots e chás podem ser úteis para emagrecer, lembre-se que eles não substituem a boa e velha água. Redobre a atenção ao seu consumo de água quando fizer uso dos chás. 

Se precisar de ajuda de uma equipe multidisciplinar, entre em contato para agendar um horário.

Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!