Se você tem dúvidas se precisa de reposição hormonal masculina, entre em contato e agende uma avaliação com a equipe da Clínica You Heal, em Goiânia
Alguns homens se espantam quando descobrem que eles também precisam repor alguns hormônios. Muitos acreditam que só as mulheres devem estar atentas às taxas. Mas o organismo dos homens também pode ser afetado por níveis inadequados dessas substâncias. Entenda porque e quando deve ser feita a reposição hormonal masculina.
Por que fazer a reposição hormonal masculina?
Primeiramente é preciso entender que os hormônios são substâncias que ordenam reações metabólicas no nosso organismo. A maioria é produzida nas glândulas endócrinas, mas muitos também surgem em outras partes do corpo.Em conjunto, esses hormônios são responsáveis por inúmeras reações, desde a definição do gênero ou mesmo a sensação de saciedade.
No entanto, algumas condições de saúde e má formação de glândulas endócrinas podem causar disfunções hormonais. Além disso, má alimentação e alterações emocionais também são fatores que podem interferir na produção de determinados hormônios, assim como o uso de alguns medicamentos.
A necessidade mais comum na reposição hormonal masculina geralmente decorre da deficiência de produção de testosterona, que diminui com o avanço da idade. O hormônio esteróide é considerado o andrógeno mais importante quando se fala em desejo sexual, mas também é responsável por outros diversos processos no organismo.
Um desequilíbrio pode resultar em fadiga, depressão, estresse, falta de desejo sexual, alterações no humor, dificuldade para controlar o peso e problemas para dormir. Em casos mais graves, a deficiência ou excesso de algum hormônio pode causar doenças e colocar a vida do paciente em risco.
O momento ideal
Geralmente, a reposição hormonal masculina é indicada a partir dos 40 anos, quando existem sintomas que causam desconforto. No entanto, há casos em que a deficiência de testosterona não apresenta sinais. Isso pode acontecer por conta de anemia, perda de densidade óssea, diabetes, pós quimioterapia/exposição a radiação testicular, HIV/AIDS, uso crônico de narcóticos, disfunção pituitária e uso crônico de corticosteróides.
Por isso, é importante a realização de exames para investigar os níveis do hormônio. De todo modo, o tratamento deve ser feito com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com base em análise clínica e a realização de exames. Somente um médico pode identificar a causa do distúrbio e planejar o tratamento mais eficaz. Geralmente, o processo de reequilíbrio dos hormônios depende da causa do problema.
Se você tem dúvidas se precisa de reposição hormonal masculina, entre em contato e agende uma avaliação com a equipe da Clínica You Heal, em Goiânia.
Siga a Clínica You Heal também no Instagram
Comentários