Pedras na vesícula ou colelitíase é um problema muito comum, causado pela formação de cálculos na vesícula biliar. A vesícula, por sua vez, é responsável pelo armazenamento da bile, líquido que ajuda a digerir os alimentos. O desenvolvimento das pedras acontece quando há um desequilíbrio na composição da bile e ela começa a empedrar.

Alguns casos podem ser assintomáticos, mas por vezes as pedras provocam dor intensa no lado direito superior do abdômen, irradiando para as costas e costelas. Veja quais são as principais causas do problema e as opções de tratamento.

 

Fatores de risco

A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de pedras na vesícula. “Pessoas obesas chegam a ter 4x mais chance do que o restante da população”, ressalta a nutróloga e gastrocirurgiã da You Heal, Dra. Adriana Meneses.

Além disso, mulheres acima de 40 anos e que tiveram vários filhos também têm maiores chances de desenvolver os cálculos.  Segundo a médica, a sedimentação de colesterol acontece porque a bile fica parada na vesícula. “Quanto mais parada, maior a concentração e o risco de formar os cálculos”.

Outro fato que pode ser apontado como causa da formação de pedras na vesícula é a perda rápida de peso. Dessa forma você facilita a sedimentação dos cálculos. Isso acontece principalmente com pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica.

Da mesma forma, pessoas que fazem dietas com grande restrição calórica também tem incidência maior de cálculos. Apesar dos benefícios da perda de peso, dietas muito baixas em calorias e, principalmente, em gorduras aumentam o risco de cristalização de colesterol. “O ideal é inserir pequenas quantidades de gordura na dieta”, sugere Adriana.

 

Tratamento de pedra na vesícula

Quando detectadas na fase inicial, em tamanhos menores e constituídos apenas por colesterol, o tratamento pode ser feito com medicação que ajuda a dissolver os cálculos. Mas há grandes chances de aparecerem novas pedras. Então, a cirurgia para retirada das pedras é o mais indicado.

A cirurgia é feita por laparoscopia, que é um procedimento relativamente simples, feito por vídeo. No total, são 3 ou 4 furos, sendo o maior com 1cm de extensão.

 

Mas e as receitas caseiras que prometem eliminar as pedras na vesícula?

Muito cuidado com esses protocolos. Você já deve ter visto um já bem famoso, que mistura suco de maçã, azeite e vinagre.

Apesar de as fezes virem acompanhadas de algumas pedrinhas, elas não são exatamente as da sua vesícula. Já há estudos comprovando que as pedras expelidas são, na verdade, resíduos de maçã e azeite.

Outro protocolo ainda sugere a ingestão de uma grande quantidade de azeite de uma só vez. Isso estimularia a contração da vesícula, expulsando os cálculos. A técnica, porém, não é indicada. As pedras podem não seguir o trajeto ideal até o intestino e se alojarem no pâncreas, causando um outro problema, a pancreatite.

Marque uma consulta. Entre em contato conosco!

Acompanhe a You Heal também no Instagram!