Simples mudanças no comportamento já são capazes de melhorar a saúde masculina e aumentar a expectativa de vida

 

Os homens vivem em média 7,1 anos menos do que as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E se engana quem pensa que este fato é associado à genética. Na verdade, está diretamente ligado aos hábitos, uma vez que os homens se preocupam menos com a saúde.

Principais cuidados com a saúde masculina

 

Simples mudanças no comportamento já são capazes de aumentar a expectativa de vida. Veja algumas atitudes que podem ser tomadas para melhorar a saúde masculina:

Alimentação saudável: evitar os industrializados, diminuir o consumo de sal, açúcar e gorduras, priorizando verduras, legumes, frutas, carnes magras e fibra. Além disso, beba muita água. 

Atividade física: A prática de atividade física é fundamental para a saúde masculina. Entre os benefícios estão a melhora do condicionamento, controle da pressão arterial, diminuição do risco de diabetes e infarto, aumento da imunidade, controle da postura, perda de peso e combate ao estresse.

Evitar álcool e cigarro: Essa atitude diminui o risco de doenças graves como o câncer de pulmão, faringe e laringe, AVC, diabetes e hipertensão.

Manter o checkup médico em dia: O cuidado deve ser diário. Por isso, é fundamental trabalhar a prevenção, prestando atenção ao corpo e aos sinais que ele envia. Além disso, é preciso manter em dia o check up médico na frequência recomendada para sua idade. 

As principais doenças que afligem o sexo masculino são identificadas ao realizar exames para prevenção ou diagnóstico precoce, por exemplo, próstata e cálculo renal. Do mesmo modo, aferir a pressão e acompanhar as taxas de colesterol evita doenças crônicas como infarto, acidente vascular cerebral e hipertensão.

O ideal é fazer o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, para o tratamento da sua saúde como um todo. Esse acompanhamento regular é uma maneira de assegurar maior qualidade de vida em qualquer faixa etária.

Entre em contato e marque uma consulta com a equipe You Heal. 

Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!