Veja como os alimentos podem influenciar na saúde do seu intestino e entenda que mudanças você pode aplicar na sua rotina para ter equilíbrio na flora intestinal
Os hábitos alimentares influenciam diretamente no funcionamento do seu intestino. Gases, constipação ou mesmo diarréia são alguns sinais de problemas no sistema digestivo. Veja que alimentos podem irritar, prender ou mesmo inflamar o seu intestino.
A importância de um intestino equilibrado
Manter um intestino saudável é tarefa fundamental para uma vida mais equilibrada. Cerca de 90% da serotonina que circula no nosso organismo para gerar a sensação de bem-estar é produzida dentro do intestino.
Além disso, o órgão tem extrema importância na transmissão e controle de informações e, por isso, é considerado como o segundo cérebro. Quando em equilíbrio, ele ajuda a prevenir doenças e desempenha um papel importante no sistema imunológico, uma vez que está ligado diretamente à sua imunidade.
Como ocorre o desequilíbrio intestinal?
O desequilíbrio da flora intestinal, que são as bactérias que habitam nosso intestino, geralmente ocorre associado a hábitos alimentares inadequados. Ou seja, aqueles alimentos que você considera inofensivos podem acabar causando uma inflamação no seu intestino.
É claro que estresse e sedentarismo também influenciam, mas a adoção de hábitos saudáveis deve sempre começar com uma dieta adequada. Por isso, ter atenção à alimentação é proteger o nosso intestino e garantir bem estar.
Piores alimentos para o intestino:
Alimentos que causam sensação de inchaço
Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.
Café e bebidas alcoólicas
Fontes de cafeína como bebidas à base de cola, energéticos, café e guaraná têm efeito excitante e laxativo. Já as bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais, além de aumentar a permeabilidade intestinal e piorar a disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins).
Alimentos gordurosos
A digestão de alimentos gordurosos é mais difícil, pois aumentam os movimentos intestinais. Evite frituras e chocolates.
Condimentos e conservantes
Cebolas, pimentas e alguns conservantes também estão entre os alimentos que causam gases e deixam seu intestino irritado.
Sal e açúcar
O sal grosso tem efeito osmótico, aumentando o fluxo de água para dentro dos intestinos. Isso favorece a irritação intestinal. Da mesma forma, diminua a ingestão de açúcar, principalmente de doces muito concentrados, como brigadeiro, quindim e leite condensado.
Balas e chicletes que contenham sorbitol
O sorbitol é um tipo de adoçante artificial usado em algumas balas e chicletes sem açúcar. Também tem o mesmo poder de irritar o seu intestino.
Como ter um intestino saudável
A alimentação o mais natural possível e a prática de atividade física, são as duas principais medidas para conquistar um intestino saudável. Ainda assim, é preciso fazer ajustes na sua rotina.
Veja dicas para eliminar problemas como o intestino preso.
Reduza carboidratos e açúcar processados
Elimine ou reduza o máximo possível da ingestão de alimentos processados, incluindo o carboidrato e o açúcar. Esses alimentos favorecerem a produção de bactérias ruins no seu intestino.
Coma mais frutas e verduras
Adote uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.
Opte por gorduras boas
Não exagere. A falta de gordura na dieta, provoca ressecamento das fezes. Opte por gorduras saudáveis como as de castanhas como nozes, o azeite, abacate, e os peixes.
Beba bastante água
Manter o corpo bem hidratado é passo importante para ter um intestino saudável. Assim, a desidratação pode dificultar o funcionamento do intestino e afetar o desempenho cognitivo e o humor.
Identifique e trate intolerâncias alimentares
Se você costuma sentir uma sensação de estufamento após comer, além de gases, diarréia e constipação, então procure um médico para verificar se você tem alguma intolerância alimentar.
Pratique atividade física
O sedentarismo prejudica sua função intestinal. Exercícios são de extrema importância para o funcionamento do intestino.
Evite o cigarro e álcool
Bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais e aumentam a permeabilidade intestinal. Já o cigarro aumenta os gases e irrita o intestino.
Combata o estresse
Invista em atividades como yoga, meditação, exercício de respiração e LPF, que ajudam a diminuir os níveis de estresse. A irritação pode afetar diminuir a irrigação e consequentemente a função intestinal.
Não segure a vontade de ir ao banheiro
Quando o seu intestino der o sinal, não segure. Isso pode fazer hipertonia do seu esfíncter e dificultar o processo mais tarde. Atenda ao chamado do seu organismo e aproveite os momentos mais propícios, que, geralmente, são pela manhã.
Se você já tentou mudar os alimentos que consome e não constatou melhoras no saúde do seu intestino, é importante fazer alguns exames para investigar o problema. Marque uma consulta e veja como podemos te ajudar.
Entre em contato e veja como a Equipe You Heal pode agendar uma consulta e avaliar a saúde do seu intestino.
Comentários