Apesar de seguro e em uso há décadas, o anticoncepcional pode trazer efeitos negativos ao organismo da mulher em termos de nutrição
Um dos métodos contraceptivos mais usado pelas mulheres, o anticoncepcional oral tem alta taxa de confiabilidade (99%) na prevenção da gravidez. Mas apesar de segura e em uso há décadas, a medicação pode trazer efeitos negativos ao organismo da mulher em termos de nutrição.
É o que explica a nutricionista da You Heal, Nathalia Ribeiro. Segundo a profissional, o uso do anticoncepcional por um longo período exige atenção, cautela e um acompanhamento nutricional. Em alguns casos, é preciso, por exemplo, fazer uso de suplementos para repor nutrientes em deficiência.
Efeitos do anticoncepcional na saúde nutricional
Resistência à insulina
Devido à grande quantidade de hormônios, a pílula pode causar resistência à insulina. Com o problema, a glicose não consegue penetrar nas células com a mesma facilidade e se acumula no sangue.
Diminuição da concentração do ácido fólico
O uso contínuo da pílula reduz os níveis de folato (vitamina B9), também conhecido como ácido fólico. Além de atuar na produção de substâncias que compõem o DNA, a vitamina também auxilia no sistema imunológico, ajuda na saúde da pele e no crescimento dos cabelos e unhas.
Redução de algumas vitaminas, como B12, B6, C e E
A deficiência de vitamina B12 pode levar a uma anemia, Já a falta de vitamina B6 pode resultar em problemas na pele, queda de cabelo e cansaço. Por outro lado, a deficiência de vitamina C aumenta o risco de infecções e dificulta a cicatrização. Já a falta da vitamina E pode causar o enfraquecimento muscular..
Redução de zinco, selênio, magnésio
Esses micronutrientes são fundamentais para a saúde do organismo e participam do funcionamento e da manutenção da saúde mental.
Diminuição da produção de hormônios andrógenos
Um dos principais efeitos do uso do anticoncepcional é a redução dos níveis de testosterona, estradiol e progesterona. Com a queda desses hormônios, as mulheres têm a libido, a energia e a disposição prejudicadas, além de terem dificuldade no ganho de massa muscular.
Caso queira tratar ou prevenir tais efeitos relacionados ao uso de anticoncepcional, é importante procurar um nutricionista para avaliar o seu caso e definir a melhor forma. O ideal é que o tratamento também seja acompanhado de um nutrólogo e ginecologista.
Aqui na You Heal temos uma equipe multidisciplinar e oferecemos um atendimento integrado. Assim, você tem um time de profissionais avaliando a sua saúde como um todo.
Entre em contato e marque uma consulta.
Siga a Clínica You Heal também no Instagram
Comentários