A maioria dos remédios populares para emagrecer não tem registro, nem comprovação científica quanto à sua eficácia ou mesmo segurança

Quem nunca pensou em usar um atalho para emagrecer que atire a primeira pedra. No mercado informal, é possível encontrar vários remédios para emagrecer que prometem resultados rápidos. A oferta pode parecer tentadora, mas o uso indiscriminado dessas substâncias pode trazer sérios riscos à sua saúde.

Medicação não regulamentada

A maioria desses remédios populares para emagrecer não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nem comprovação científica quanto à sua eficácia ou mesmo segurança. Outros são intitulados como naturais, mas escondem substâncias que são proibidas devido ao alto risco à saúde.

Além disso, as próprias plantas medicinais podem ser tóxicas dependendo da quantidade e da condição do paciente. Alguns fitoterápicos podem, inclusive, atrapalhar o funcionamento da glândula adrenal e ainda afetar a função tireoidiana e pancreática. Veja os principais riscos do uso de remédios para emagrecer sem orientação médica:

  • Crise de hipertensão
  • Infarto do miocárdio
  • Alterações nos rins
  • Efeito sanfona
  • Dependência química
  • Derrame cerebral
  • Alterações gastrointestinais
  • Arritmia cardíaca

Quando os remédios para emagrecer são indicados?

Os remédios para emagrecer só devem ser consumidos quando há indicação médica. Ou seja, após uma boa análise do quadro e da saúde do paciente. Além disso, a prescrição deve obedecer vários critérios que determinam se a utilização dos remédios para perder peso será efetiva ou não.

Por isso, a indicação é individualizada, de acordo com o perfil do paciente, da medicação e da forma como deve ser consumida. Geralmente, considera-se possível a indicação de remédios para emagrecer a pacientes com índice de massa corporal de sobrepeso ou obesidade e que apresentem outras condições como diabetes tipo 2, hipertensão e doença cardíaca.

De qualquer forma, todo esse processo deve ser associado a hábitos saudáveis. Além disso, como alternativa aos remédios, podem ser usados suplementos que entram como um aliado na dieta. A necessidade de suplementos, no entanto, também deve ser avaliada por médico ou nutricionista, de acordo com os objetivos de cada paciente.

A verdade é que para conquistar a tão sonhada magreza não existe milagre. O processo de emagrecimento saudável necessariamente passa por uma mudança de hábitos que envolve a reeducação alimentar e atividade física.

Por isso, a melhor saída para perder peso é o acompanhamento multidisciplinar. Desse modo, você conta com o apoio de profissionais da saúde em diversas áreas e tem segurança para fazer o tratamento da maneira mais correta e indicada para o seu caso.

Aqui na You Heal temos uma equipe multiprofissional com nutróloga, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira e personal trainer pronta para te atender. Entre em contato e conheça melhor como funciona esse trabalho em equipe!

Siga a Clínica You Heal também no Instagram,