Além de detectar a predisposição a doenças, o teste genético fornece embasamento personalizado para diversas estratégias na área de saúde
O teste genético é um exame feito a partir da saliva e que é capaz de identificar a predisposição genética do seu organismo para doenças. Ou seja, é um exame capaz de prevenir patologias, aumentando a expectativa e a qualidade de vida.
Como funciona o teste genético
O teste genético começa com a coleta da saliva, que é feita no consultório. O material é enviado para análise laboratorial e os resultados chegam em até 30 dias. A identificação da predisposição é possível através da análise dos códigos presentes nos genes de cada pessoa.
Por outro lado, também é recomendado que o paciente realize o exame de sangue para saber se já existe alguma deficiência. Dessa forma, o médico pode fazer uma análise mais ampla dos resultados e do melhor caminho para a prevenção.
Funcionalidades do teste genético
Além de detectar a predisposição a doenças, o teste genético fornece embasamento personalizado para diversas estratégias na área de saúde. Com os resultados é possível, por exemplo, fazer a montagem de um plano de alimentação e exercícios ideal para o organismo de cada indivíduo.
Isso porque o teste genético detecta variações no DNA, onde é possível determinar o tipo de alimento mais recomendado. Dessa forma, é possível estabelecer um plano personalizado de acordo com cada gen. “O teste nos permite saber ao certo como cada indivíduo responde geneticamente a determinadas substâncias e dietas”, explica a nutróloga da You Heal, Adriana Menezes.
Através da análise é possível verificar, por exemplo, a absorção ou intolerância a certos nutrientes, dando embasamento para o planejamento de dietas mais assertivas. Um bom exemplo é a cafeína. Assim como outros itens, tem pessoas que respondem muito bem ao consumo da cafeína, sem aumentar riscos cardiovasculares, e outras não. O conhecimento desses detalhes são importantes para a prescrição, por exemplo, de um pré treino, colocando a dose ideal para cada indivíduo.
Isso explica o fato de algumas pessoas terem resultados totalmente diferentes seguindo uma mesma dieta. Do mesmo modo, com o teste genético é possível identificar o tipo de fibra muscular o gene te melhor resposta e ainda se há risco de lesões. Dessa forma é possível fazer treinos mais eficientes e, consequentemente, com melhores resultados.
Marque uma consulta e entenda mais sobre o teste genético. Entre em contato conosco!
Comentários