Muitas mulheres costumam fugir da musculação com receio de ficarem com o corpo definido demais. Mas será que pegar peso realmente vai te deixar musculosa a ponto de precisar correr da musculação?
Definitivamente não. Se ganhar uma quantidade significativa de massa muscular já é tarefa árdua para homens, imagine para mulheres que têm uma taxa de testosterona que pode ser até 30 vezes mais baixa. O hormônio é o principal anabólico produzido pelo corpo, o que faz com que os homens sejam propensos a terem mais músculos.
Em alguns casos, os níveis de testosterona nas mulheres podem ser ainda mais baixos por conta do uso de anticoncepcional. Isso porque o método contraceptivo provoca, principalmente quando oral e injetável, uma diminuição na produção tanto da testosterona, quanto da progesterona e do estradiol.
No entanto, a baixa produção para além dos níveis normais para mulheres pode indicar estresse, depressão e ser até mesmo a causa de uma perda de massa muscular. Por isso é importante medir os níveis hormonais juntamente com uma boa análise clínica para avaliar os casos em que é preciso fazer reposição.
Medo de ficar musculosa
O receio das mulheres com a musculação fica ainda mais evidente com os braços. Por isso é comum ver mulheres querendo malhar apenas os membros inferiores. Do mesmo modo, alguns homens costumam trabalhar apenas membros superiores.
Mas é de extrema importância trabalhar o corpo por completo. Além de provocar assimetrias corporais, se dedicar a um só grupo muscular pode causar complicações. Sem treinar as pernas, por exemplo, você pode ter problema nas articulações.
A musculação é uma das atividades mais completas, principalmente para queimar gordura. Está longe de ser uma atividade só para ficar musculosa e tem inúmeros benefícios para a saúde. Um deles é o envelhecimento saudável.
Além disso, os resultados com a musculação tanto em mulheres como em homens dependem muito também da alimentação. Isso porque a hipertrofia muscular, que é o processo de crescimento dos músculos, depende de uma estratégia onde se alia exercícios físicos com uma boa alimentação e também descanso. Dessa forma, cada treino e dieta é individual, prescritos de acordo com o objetivo de cada pessoa.
Queima calórica
A musculação pode ter uma queima calórica ainda maior que os exercícios aeróbicos. Isso acontece porque o corpo sofre micro lesões com a malhação e para se recuperar, ele continua trabalhando por algumas horas após o exercício. Assim, além de auxiliar no processo de ganho de massa magra, a musculação ajuda as mulheres que querem perder peso.
É fato que existem biotipos que têm facilidade em ganhar massa muscular, assim como genes que favorecem a resposta a exercício resistido como musculação (tanto que existem testes genéticos para ver qual melhor resposta para você). Mas para isso é necessário um planejamento e acompanhamento.
Então mesmo com muito esforço, ainda seria bem difícil ficar musculosa demais sem que fosse traçado toda uma estratégia específica e personalizada de alimentação, treinos e suplementação.
Portanto, não tenha medo! Entre em contato e veja como a Equipe You Heal pode traçar um plano para deixar a sua saúde em dia e te ajudar a conquistar o corpo que sempre sonhou.
Comentários