Veja como a técnica de LPF funciona, os resultados que podem ser alcançados e como você pode fazer os exercícios em sua própria casa
O LPF (Low Pressure Fitness) é um método de respiração aliada à postura, que une técnicas do yoga e também do RPG. Os exercícios envolvem correção postural, vácuo abdominal e co-ativação de grupos musculares, fazendo uma baixa pressão no abdômen. Mas será que o LPF funciona realmente?
De acordo com a fisioterapeuta dermato funcional, Camilla Bacchim, os resultados do LPF vão depender muito mais do aluno do que da experiência do instrututor. Isso porque a técnica exige disciplina para manter a constância necessária nos exercícios. “No início, se não treinar pelo menos 5 minutos todos os dias, você não consegue desenvolver tônus, que é o mais importante”, explica.
Camilla enfatiza que o LPF só funciona com dedicação. “Se não está disposto a treinar todos os dias, nem tente, pois vai jogar tempo e dinheiro fora e não vai ver resultado”. Esse esforço diário, no entanto, pode ser reduzido a partir do 3º ou 4º mês quando é possível praticar apenas 3x na semana.
E quais são os principais resultados do LPF?
Longe de ser uma técnica que busca apenas benefícios estéticos, o LPF é um exercício completo que envolve tecidos musculares, membros inferiores e também superiores. Veja alguns dos resultados que podem ser alcançados com a técnica.
- Definição muscular
- Correção da postura corporal
- Combate ao estresse
- Diminuição da ansiedade
- Diminuição da barriga
- Fortalecimento do períneo
- Alívio de dores lombares
- Melhora na função intestinal
- Melhora da capacidade cardiorespiratória
- Correção da diástase abdominal
- Melhora da função sexual
- Melhora dos sintomas da incontinência urinária
É possível praticar LPF em casa ou mesmo com orientação online?
Sim! Com constância e dedicação é possível ter grandes resultados com a prática de LPF em casa. É o que garante a fisioterapeuta da You Heal, Camilla Bacchim. “E nem precisa ter grandes evoluções em relação a postura. A básica já te dá muitos benefícios”, observa, ao ressaltar que o importante é, além de manter a constância diária, fazer os exercícios de maneira concentrada.
“Foque na base, bem concentrado. De frente ao espelho, vá se corrigindo para ter a consciência corporal. Só depois pense em evoluir nas posturas”, explica. Camilla conta que mesmo as orientações online têm funcionado muito bem. “As vezes exige maior explicação, mas funciona sim”.
Contraindicações do LPF
O LPF é indicado para homens, mulheres e crianças. Ao contrário da maioria dos outros exercícios, no LPF não há uma contraindicação absoluta. Assim, cada caso é avaliado na individualidade. Há, por exemplo, a contraindicação para hipertensos que não estejam controlados.
No entanto, se estiver com todos os exames em ordem e com as taxas em controle, é possível sim trabalhar a técnica, desde que o instrutor esteja ciente da condição do aluno.
Gestantes podem praticar LPF?
Sim! LPF é super indicado para gestantes, porque trabalha o assoalho pélvico e o períneo. Esses exercícios preparam a mulher para o parto, independente se o processo será natural ou através de cesárea. Dessa forma, a gestante ganha tônus, aprende a relaxar os músculos no momento certo e tem melhora na consciência corporal, para fazer a força necessária.
Além disso, é trabalhada a coluna, respiração e postura. Ou seja, todos os itens que se alteram ao longo dos meses da gestação. Uma grávida que pratica LPF consegue maior conforto nessa fase, pois aprende a controlar até mesmo a mudança no seu ponto de gravidade.
Com a barriga crescendo, a tendência é que a coluna vá inclinando. Com os exercícios, é possível garantir tônus nos músculos da coluna, diminuindo dores e limitações.
Agende uma avaliação com a nossa fisioterapeuta e comece já a buscar os benefícios do LPF.
Comentários