Para alguns o leite é inflamatório, para outros é uma fonte de proteína essencial.
Veja se é um bom alimento para você.
Principal fonte de nutrientes para bebês e símbolo de uma vida saudável na terceira idade, o leite é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais e ainda é rico em cálcio. Visto como sinônimo de saúde para muitos e problema para outros, algumas pessoas levantam a ideia de que o leite é inflamatório.
Por que o leite é considerado inflamatório?
O leite por si só não deve ser visto como um único problema ou solução exata. De todo modo, tudo vai depender da dieta de uma forma geral e de como o organismo está preparado para receber o alimento.
Então sim, para algumas pessoas o leite é inflamatório. O desconforto quando consomem leite e derivados surge por conta de alguma sensibilidade ou intolerância aos componentes do alimento. A sensibilidade é ligada a alergia, então qualquer contato já trará reações. No caso de intolerância, se o consumo for constante, esse acúmulo vai desencadear nos sintomas.
O mais comum é a intolerância à lactose, que causa desconforto abdominal (gases, diarreia e indigestão) devido a má absorção da lactose, o principal carboidrato do leite.
Do mesmo modo, a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é outro problema que torna o leite inflamatório para algumas pessoas. Nesse caso, há uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, em especial, à caseína, e às proteínas do soro.
Pacientes com essa alergia podem apresentar desconforto abdominal, mas também manifestações respiratórias (incluindo rinite crônica) e dermatológicas, como urticária, broncoespasmo e dermatite.
Por fim, pacientes que estão com um intestino permeável e com alteração na composição das bactérias, conhecida como disbiose intestinal, também podem notar que o leite é inflamatório nessas circunstâncias.
Devo tirar o leite da dieta?
Depende. Se você tem alguma das condições citadas acima, a eliminação do leite da sua dieta vai levar a uma melhora considerável na sua qualidade de vida. Mas se realmente não tem, não fará diferença alguma.
Por outro lado, apenas tirar o leite da dieta e continuar com outrossim hábitos prejudiciais, como ingerir pouca água, continuar consumido em excesso açúcar, álcool, frituras e alimentos ultraprocessados, a exclusão do leite também pode não apresentar grandes resultados.
Desse modo, o ideal é fazer uma análise da sua saúde como um todo, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, mas com o mesmo objetivo: buscar a melhor solução para a sua saúde.
Aqui na Clínica You Heal temos uma equipe completa de especialistas prontos para te atender. Entre em contato e agende uma avaliação.
Siga a Clínica You Heal também no Instagram
Comentários