A hipertrofia é o processo de crescimento dos músculos. Veja como adequar a alimentação e os exercícios físicos para o ganho de massa magra
Depois de perder gordura, é hora de trabalhar o ganho de massa magra. É aí que entra a hipertrofia muscular, que é o processo de crescimento dos músculos. Para estimular esse crescimento é preciso aliar exercícios físicos com uma boa alimentação e também descanso.
Isso mesmo. Seus músculos crescem no período de descanso, não no período de estímulo. Veja esse e outros detalhes que provavelmente você ainda não sabe sobre a hipertrofia muscular.
É possível manter os treinos aeróbicos sem atrapalhar a hipertrofia
Se você estiver em dia com seus treinos de musculação e seguindo corretamente a dieta, os treinos aeróbicos não vão atrapalhar o seu processo de hipertrofia.
Geralmente, esse tipo de atividade física lesiona as fibras musculares, mas com a ingestão adequada de proteínas, elas conseguem se refazer e manter o crescimento.
Carboidrato não atrapalha a hipertrofia
Do mesmo modo, carboidrato não é o vilão da hipertrofia. Como seu objetivo é aumentar a musculatura, o seu corpo precisa da energia para o treino.
A alimentação, de uma maneira geral, é extremamente importante no processo de ganho de massa magra. Por isso a importância do acompanhamento com nutricionista, nutrólogo e uma equipe multidisciplinar.
Grupos musculares devem ser trabalhados por igual
É comum ver mulheres querendo trabalhar apenas os membros inferiores e homens querendo trabalhar apenas os membros superiores.
Além de provocar assimetrias corporais, se dedicar a um só grupo muscular pode causar complicações. Sem treinar as pernas, por exemplo, você pode ter problema nas articulações.
Seus músculos crescem no período de descanso
É durante o repouso que acontece a recuperação muscular. Ou seja, seus músculos crescem no período de descanso e não no período de estímulo.
Por isso é importante dormir bem e ter um intervalo de um dia entre os treinos de um grupo muscular e outro. Isso também ajuda a evitar lesões.
A velocidade dos movimentos interfere no resultado
Não adianta fazer o exercício logo para acabar o treino mais rápido e evitar o sofrimento. A velocidade e a amplitude do movimento interferem na hipertrofia.
É preciso praticar os movimentos com o máximo de amplitude articular. Fazendo o exercício em baixa velocidade, é possível recrutar mais fibras musculares, ativando o músculo por inteiro.
Veja mais notícias sobre saúde, exercícios e qualidade de vida no nosso blog!
Acompanhe a Clínica You Heal também no Instagram!
Comentários