Veja se o que emagrece mais são os exercícios de cardio ou a musculação e quais as vantagens de cada atividade

Se você ainda acredita que a prática da musculação é apenas para quem pretende ganhar massa muscular, saiba que está enganado. A musculação também emagrece. Na verdade, tanto para homens, quanto para mulheres, a musculação oferece grandes vantagens, que vão muito além do emagrecimento.

Como a musculação ajuda a perder peso

Exercícios de força ajudam tanto na perda de peso, como com o condicionamento físico. E se o objetivo é emagrecer, o processo ideal deve ser baseado em uma reeducação alimentar e um programa de atividades físicas.

A meta deve ser eliminar gordura e ganhar músculo, a chamada massa magra. Isso porque um dos grandes problemas para o reganho rápido de peso é a perda de massa muscular provocada por dietas e exercícios sem orientação profissional. 

Em resumo, fazer musculação emagrece porque os músculos, quando exigidos, precisam de uma grande quantidade de energia, gastando assim maior quantidade de calorias. Com o ganho da massa muscular, nós aumentamos o nosso metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que gastamos diariamente para nos manter vivos e fazendo nossas atividades de rotina.

Além disso, independente do ganho de massa na musculação, a atividade melhora a sensibilidade à insulina, auxiliando no processo de emagrecimento e ajudando a combater doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão. 

O que emagrece mais: cardio ou musculação?

Todos querem saber se o que emagrece mais são os exercícios de cardio ou a musculação. Mas na verdade os dois tipos de atividades têm funções diferentes, tanto para a perda de peso como para sua saúde em geral. 

Além de aumentar o gasto calórico, que favorece a redução de gordura corporal, os exercícios aeróbicos de treino cardiorrespiratórios, mais conhecidos como cardio, auxiliam no fortalecimento da musculatura do coração e no combate a doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade.

No entanto, em atividades como a esteira, bicicleta ergométrica e elíptico – principais opções de aparelhos quando o assunto é cardio – você perde calorias apenas durante a atividade. 

Por outro lado, a musculação aumenta seu gasto energético pós atividade física (EPOC). Assim, o ideal é que o plano de treino contemple os dois tipos de atividades, uma vez que emagrecer e ganhar massa magra ao mesmo tempo é a melhor opção.

De todo modo, é preciso ter atenção durante a busca por uma atividade. Os exercícios devem ser autorizados previamente pelo médico e sempre orientados por profissional para evitar que ocorra lesões na musculação e também no cardio. Além disso, esteja atento a complicações no coração e a dores nas articulações, principalmente no caso das corridas, que podem impactar os joelhos.

E lembrando que, para garantir a perda de peso, o plano de atividade física deve ser associado a uma alimentação balanceada, também orientada por profissional da área. Aqui na Clínica You Heal, em Goiânia, temos uma equipe completa de especialistas prontos para te atender. Entre em contato e agende uma avaliação. 

Siga a Clínica You Heal também no Instagram

Leia também: