Com os eventos de fim de ano, os exageros e as fugas do plano alimentar são comuns. No entanto, a recomendação é evitar dietas restritivas demais no dia seguinte

O roteiro de fim de ano é sempre o mesmo: confraternizações, eventos, reencontros, Natal e Réveillon. Muitas pessoas já se preparam para esse momento quando o assunto é alimentação. Mas, nem sempre sai tudo como o planejado. No entanto, o alerta dos profissionais de saúde é evitar dietas restritivas após os exageros de fim de ano.

Sair da linha na alimentação, exagerar um pouco na quantidade de bebida alcoólica, errar nas combinações de grupos alimentares. Tudo isso faz parte dos relatos de pacientes após as festas. Mas, não é preciso desespero.

A principal observação feita por nossa nutróloga, Dra. Adriana Meneses, é que não será possível resolver tudo em um dia e que sair da linha não é um pecado.

Nada de dietas restritivas demais

“Se você se cuidou durante todo o ano, não se preocupe e não se desespere fazendo dietas restritivas demais. Não será o exagero das festas de confraternização que vai acabar com todo o trabalho feito. Nosso corpo tem memória e o metabolismo segue trabalhando, mesmo que mais preguiçoso”, afirma Adriana Meneses.

Para o dia seguinte, muita água, alimentação equilibrada e o retorno a uma rotina alimentar saudável. A médica destaca que a atividade física também é essencial para acordar o metabolismo nos dias em que a rotina está mais calma e a alimentação mais pesada, especialmente nas viagens.

O dia seguinte

Veja abaixo as 6 dicas que nossa equipe multidisciplinar da Clínica You Heal separou para te ajudar a ter a consciência mais tranquila no dia seguinte após o exagero, seja ele na quantidade ou na qualidade dos alimentos ou bebidas.

– Beba muita água no dia seguinte;
– Não deixe para resolver tudo depois. Volte para sua rotina;
– Faça refeições equilibradas no dia seguinte;
– Tente uma estratégia Detox;
– Faça uma atividade física para acelerar o metabolismo, mas sem exageros;
– Tenha calma e não se desespere. A situação não será resolvida no dia seguinte, mas ao longo dos próximos dias de volta à rotina.

Pegue leve

A nutricionista funcional da Clínica You Heal, Daniele Pimenta, reforça a recomendação e lembra que alimentos leves, carnes brancas, ovos e frutas são ótimas opções.

“Comece o dia comendo algo leve e um café com boas combinações. Beba água durante toda a manhã. Faça pequenos lanches e bem leves entre café, almoço e jantar – castanhas são boas opções. Fuja de dietas restritivas em qualquer tempo, especialmente após exageros de eventos. Esse tipo de estratégia só vai piorar a situação”, finaliza Daniele.

E, lembre-se, para um novo planejamento alimentar e para recuperar o ritmo e a rotina saudável, entre em contato com a Clínica You Heal.

Nossa equipe multidisciplinar avalia o paciente para um tratamento eficaz e com resultados eficazes.

Entre em contato para agendar sua consulta.

Acompanhe a You Heal também no Instagram!