Veja o que fazer no seu dia a dia, mudanças simples, para alcançar o tão sonhado envelhecimento saudável

Até alguns anos, era impensável falar em envelhecimento saudável. Mas com o avanço da ciência e tecnologia e a população vivendo cada vez mais, é importante saber o que fazer para conviver com o novos anos com muita saúde. 

O que significa envelhecimento saudável

Quando falamos em envelhecer com saúde,  falamos em conviver com a idade sem estar doente ou com dores incapacitantes. Ser ativo.

Envelhecer faz parte da vida humana. Nossas células têm uma vida útil geneticamente determinada e, com o passar dos anos, elas param de se dividir e acabam morrendo. Isso afeta nosso corpo e funcionamento dos órgãos como um todo. 

Mas fatores externos também têm influência sobre nosso processo de morte das células. É o caso de alimentação, exposição à radiação, radicais livres, hormônios, doenças etc. 

O que fazer para envelhecer bem

Mudar a forma de pensar sobre o envelhecimento é o primeiro passo. Se existe a chance de contribuir para um envelhecimento saudável, faça sua parte. 

Mantenha sempre os exames em dia e tenha profissionais de referência próximos a você. Isso vai permitir identificar as doenças e problemas de forma precoce e tratá-lo da maneira correta. 

Alimente-se bem!

A alimentação saudável precisa ser uma premissa na sua vida se você quer envelhecer bem e com saúde. Evite os industrializados, prefira alimentos naturais e saudáveis. 

Reduzir o sal e o açúcar também são atitudes essenciais de você quer fugir de doenças crônicas que podem interferir no seu envelhecimento, como é o caso de obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo. 

Movimente-se!

 Ter a rotina de exercícios físicos sempre é muito importante conforme os anos passam. Manter-se ativo ajudará a prevenir doenças cardíacas, além de diabetes, obesidade, colesterol alto e osteoporose. 

Durante os exercícios também liberamos hormônios que ajudam no controle do humor, como é o caso da endorfina. Essa sensação de bem-estar ajudará a controlar a ansiedade que normalmente os idosos já têm e é uma influência positiva em relação a quadros de depressão também. 

Evite os hábitos ruins e adote novos bons hábitos!

Elimine da sua rotina o que prejudica a sua saúde: é o caso do cigarro, estresse e bebidas alcoólicas em excesso. 

Concentre-se em ter uma vida social e intelectual ativa, tenha reuniões periódicas com amigos e familiares, leia um bom livro, revistas, jornais. 

Invista em novos de raciocínio e memória, tenha tempo para meditar e ouvir uma boa música também. Nosso cérebro é um músculo e, como os outros do corpo, precisa ser treinado para manter-se ativo e funcional. 

Envelhecimento com saúde e longevidade são premissas que defendemos na You Heal. Aqui você conta com uma equipe multiprofissional completa para cuidar de você!

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!