Pacientes com anemia por deficiência de ferro sem causa conclusiva, geralmente devem investigar a doença celíaca

Pacientes com doença celíaca têm maiores chances de desenvolver anemia. Ao contrário do conhecimento popular, a anemia não é causada apenas pela deficiência de ferro, mas também pode estar relacionada à níveis inadequados de vitaminas do complexo B (B9 e B12).

A anemia é uma condição relacionada à deficiências na linhagem das células vermelhas do sangue, como a diminuição da concentração de hemoglobina ou redução na produção de hemácias. No entanto, outras situações como infecções, doenças crônicas e perda excessiva de sangue também podem causar anemia.

Por que a doença celíaca tem relação com a anemia?

A relação entre a doença celíaca e a anemia é tão comum que, em pacientes com anemia por deficiência de ferro sem causa conclusiva, um dos protocolos é dar início à investigação de doença celíaca.

Isso acontece porque quando o paciente celíaco ingere glúten, seu sistema imune reconhece a proteína como um corpo estranho e responde com inflamação local no intestino. Esse processo causa lesão. Assim, com a frequência e intensidade dessa inflamação, algumas estruturas intestinais começam a ser destruídas. 

Essas estruturas, conhecidas como vilosidades, têm importância fundamental para processos de absorção. Ou seja, sem elas, começam a surgir deficiências nutricionais significativas. 

Geralmente, a inflamação acontece principalmente na região do duodeno, porção onde é feita a maior absorção de ferro. Alguns sintomas da anemia são a fraqueza, dor de cabeça, menos tolerância para exercício, fadiga excessiva e irritabilidade, visto que processos básicos como o de produção de energia ficam prejudicados.

Sinais de sensibilidade ao glúten

Pacientes com a doença celíaca geralmente apresentam manifestações gastrointestinais e também extraintestinais quando ingerem glúten. Os sintomas no trato digestivo estão relacionados à maior permeabilidade intestinal e ativação do sistema imune na presença do glúten. 

Os sintomas podem até ser confundidos com a Síndrome do Intestino Irritável, pois são bem similares.

Veja alguns dos sinais de sensibilidade ao glúten:

Dor abdominal e/ou intestinal;
Inchaço;
Diarréia ou alternância de hábito intestinal entre constipação e diarréia.

Além dessas manifestações, existem sintomas em um nível mais sistêmico, como:

Dor de cabeça;
Fadiga;
Dores articulares e musculares;
Dermatites inespecíficas;
Depressão e ansiedade.

De todo modo, muitos pacientes com doença celíaca apresentam uma forma subclínica da condição. Ou seja, com sintomas bastante silenciosos, que não são percebidos. Em alguns desses casos, a anemia por deficiência de ferro pode ser a única manifestação da doença celíaca.

Ao perceber algum desconforto ao consumir alimentos com glúten, é preciso procurar um nutrólogo para investigar a causa dos sintomas. Em geral, a dieta livre de glúten é o tratamento mais adequado, mas para evitar déficits nutricionais, é importante que o processo seja acompanhado por profissional.

Entre em contato e marque uma consulta com nossa equipe multidisciplinar. 

Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!