A melhor forma de perder peso é saber fazer escolhas saudáveis. Veja como é possível emagrecer mesmo comendo de tudo.
Definitivamente dietas muito restritivas não são o melhor caminho para alcançar o peso desejado. Pelo contrário, elas podem provocar uma compulsão alimentar, efeito sanfona e danos à sua saúde. Veja como é possível emagrecer comendo de tudo.
Porque dietas restritivas não são uma boa ideia
Regimes alimentares muito restritivos podem funcionar no começo, mas invariavelmente acabam promovendo um efeito rebote. As privações podem ainda afetar a sua saúde física e mental. É comum ver pessoas obcecadas por comida, com o apetite dobrado ao fazer essas dietas.
No fim, a restrição de uma semana, faz aumentar os episódios de exagero e compulsão, sempre seguidos de culpa. Além disso, restringir demais a dieta leva a um processo chamado de monotonia alimentar, que pode favorecer o ganho de peso.
Isso porque tem pessoas que comem apenas um grupo de alimentos se apegando ao fato de que são itens saudáveis. A falta de variedade, além de monótona, deixa diversas substâncias importantes para o organismo de fora do cardápio, por mais que o alimento escolhido seja muito nutritivo. Além de não ser saudável, isso pode sabotar o seu processo de emagrecimento.
Como emagrecer mesmo comendo de tudo?
A melhor forma de perder peso é saber fazer escolhas saudáveis. O ideal é que com o tempo, a boa alimentação se torne um estilo de vida e não apenas uma dieta temporária. Por isso é importante não restringir tanto as opções.
O principal é ressignificar a relação com a comida, incluindo alimentos saudáveis e desfrutando do prazer em comer para se sentir bem. Desse modo, é possível emagrecer comendo de tudo desde que se tenha consciência do que, quando e o quanto comer.
Geralmente, pequenas mudanças de hábitos podem ajudar a continuar no plano alimentar sem precisar de tantas restrições. Por isso a importância de uma dieta personalizada, pensada para sua saúde e suas preferências alimentares.
Assim, você explica para sua nutricionista qual seria aquele alimento que você não abre mão, busca formas de substituição e maneiras de manter o equilíbrio.
Preciso comer tudo integral?
A ingestão de alimentos integrais é recomendada porque esses produtos são ricos em fibras e possuem baixo índice glicêmico. Geralmente, a orientação é substituir os refinados pelos integrais, que não passam por processamentos e mantém os nutrientes concentrados na casca.
No entanto, eles também são fontes de calorias que podem contribuir para o ganho de peso caso sejam ingeridos em excesso. Ou seja, moderação é a palavra. Pois, mesmo o que é saudável pode se tornar prejudicial em quantidades exageradas.
Além disso, leia os rótulos dos produtos, pois nem todos que falam que são integrais, são de verdade.
Dicas para conseguir emagrecer comendo de tudo:
• Faça várias pequenas refeições – Dividir as calorias ao longo do dia, ajuda a conter a compulsão, diminui a fome e acelera o metabolismo.
• Durma bem – Um bom sono é remédio para muitos males. Além disso, ele pode ajudar o corpo a regular os níveis dos hormônios que dão saciedade.
• Coma com prazer – Escolha alimentos que você gosta. Saboreie sem culpa, mas com moderação.
• Exagerou? Não se culpe, nem se desespere. Muito menos enfie o pé na jaca. Retome o plano e continue com os hábitos alimentares saudáveis.
• Conte com ajuda profissional – É preciso orientação e acompanhamento nesse processo para conseguir realmente perder peso.
Entre em contato, marque uma consulta e veja como nossa nutricionista pode te ajudar a emagrecer comendo de tudo.
Acompanhe nossas dicas também no Instagram!
Comentários