Como manter a melhor saúde possível para lidar com doenças. Veja dicas para aumentar a imunidade nessa quarentena

Durante a pandemia, muita gente tem buscado melhorar a imunidade para se proteger ainda mais. Mas o que de fato podemos fazer para aumentar a imunidade? A gastrocirurgiã e nutróloga da Clínica You Heal, Adriana Meneses, explica que o mais importante para uma vida saudável é manter em equilíbrio o tripé entre alimentação, atividade física e bom sono.

Se esses três pontos essenciais estiverem em equilíbrio, é possível não só aumentar a imunidade como ainda otimizar qualquer outro área da sua vida.

Mas é possível que, nessa quarentena, o ritmo desses três itens tenha sido alterado. Então veja em outro artigo, como ter disciplina e corpo saudável na pandemia, no qual explicamos exatamente sobre esse tripé.

Como aumentar a imunidade

Beba muita água

Todo processo do nosso organismo precisa de água para agir. Manter o corpo hidratado é passo importante para garantir seu bom funcionamento. “Não adianta querer suplementar se não toma água”, alerta Adriana.

Tente controlar ansiedade e estresse

Coloque a rotina em ordem, aceitando que é um momento diferente de tudo o que já vivemos e tente fazer adaptações dentro do que é possível. Mantenha a calma e a saúde mental cuidando do tripé já mencionado.

A atividade física ajuda muito nesse sentido. “Em estresse, você aumenta o cortisol, que é um hormônio capaz de desequilibrar todos os hormônios do nosso corpo”, explica a nutróloga, ao acrescentar que o cortisol também pode causar problemas gastrointestinais.

Vitaminas para aumentar a imunidade

Vitamina C

É indiscutível que a vitamina C ajuda a aumentar a imunidade. Mas ela é muito melhor na prevenção do que no tratamento. E um detalhe: a ação da vitamina C é curta. No máximo oito horas. Então, o ideal é que você consuma alimentos ricos em vitamina C de 8 em 8 horas. Laranja, acerola, limão, couve e salsa são alguns alimentos ricos em vitamina C e que podem ajudar a aumentar a imunidade.

Vitamina D

O sol é a melhor maneira de ajustar os níveis de vitamina D. Se não puder sair, tente tomar sol na sacada ou no quintal. Faça um passeio rápido ou procure se exercitar um pouco ao ar livre. Ficar fechado durante todo o tempo em ambiente mal iluminado pode favorecer um quadro depressivo. A suplementação, no entanto, só é recomendada quando comprovada a deficiência da vitamina. Tomar vitamina em cápsula sem necessidade pode ser prejudicial.

Vitamina E

Encontrado em maiores quantidades em castanhas, sementes e frutas como abacate e mamão, a vitamina E ajuda a diminuir infecções e gripes.

Como aumentar a imunidade de quem já está doente

A pessoa com imunidade baixa fica mais suscetível a doenças como gripe, candidíase, diarréias frequentes e infecção de repetição. Para melhorar a recuperação de paciente que já está doente, suplementos como spirulina, ácido lipóico, selênio, glutamina, zinco e n-acetilcisteína dificultam a replicação viral e auxiliam na cura.

De forma geral, diminua a ingestão de comida industrializada e dê preferência a frutas, verduras e hortaliças. Não esqueça também de colocar em seu cardápio os super alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, como o açafrão, gengibre e aveia.

Veja mais notícias da YouHeal

Acompanhe a You Heal também no Instagram!