Vamos desmistificar o Detox e explicar como ele pode ajudar seu organismo a fazer uma limpeza completa e reduzir a inflamação
Vamos desmistificar o Detox? Para alguns ele é a salvação do mundo, para outros, impraticável e bastante demonizado.
Para entender melhor do que estamos falando e como esse processo pode ajudar o seu corpo, a Dra. Adriana Meneses, nutróloga da Clínica You Heal, explica tudo que você precisa saber sobre o Detox.
Limpeza potencializada
Com o nome completo de “destoxificação celular”, o Detox nada mais é que uma potencialização do que o nosso corpo já faz: limpeza das impurezas.
“Rins, fígado e intestino têm essa função de limpar o nosso corpo. Tirar as impurezas, desinflamar. Quando esses três órgãos não estão funcionando tão bem como deveriam, nós podemos ajudá-los no processo”, explica Dra. Adriana.
Um item primordial para essa limpeza é a água. Ela está presente em todos os processos – seja na excreção pelos rins e fezes, seja no próprio fígado.
Então, se você exagerou e precisa desinflamar – não economize na ingestão de água.
Sucos Detox e chás
Os famosos sucos detox e chás também auxiliam na limpeza do corpo por incluir uma quantidade grande fitoquímicos que ajudam no processo.
Mas, a médica faz um alerta: “Fique atento ao modo de preparo dos chás para não perder esses fitoquímocos”, explica.
Há chás que não podem ser fervidos, devem ser preparados em infusão. Da mesma forma, há outros que só podem ser aquecidos. A maneira que você os prepara fará toda a diferença na função que ele exerce no corpo.
Extratos
Uma outra forma de ajudar a limpeza Detox é através de cápsulas ou extratos fluidos.
São líquidos concentrados de fitoquímicos que ajudam na ação proposta de limpeza do organismo. Eles ajudam na desinflamação, casos de esteatose no fígado, insulina alta, além de auxiliar no emagrecimento quando o corpo não está atuando como deveria.
“Mas, como todo processo, deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Só seu médico e nutricionista, juntos, poderão avaliar qual o melhor caminho a seguir”, completa Adriana.
Comentários