A receita do emagrecimento parece bem simples: gastar mais calorias do que se consome, atingindo o déficit calórico. Mas será que é só isso mesmo? Não exatamente. Adotar dieta restritiva pode ser tão prejudicial quanto adotar uma dieta restritiva demais.

Entenda a importância de aliar educação alimentar e um treino compatível com o seu gasto energético.

A importância das calorias para o seu organismo

Antes de demonizar as calorias, lembre-se que elas são muito importantes para a saúde física e mental e principalmente para a qualidade do seu treino. Isso porque as células utilizam as calorias contidas em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras para gerar energia.

Assim, sem as calorias necessárias, sua taxa metabólica diminui e você fica sem combustível para funcionar. Desse modo, fica difícil sustentar a rotina de treinos e você acaba perdendo massa muscular.

Além disso, a atividade física não interfere apenas na queima de calorias, mas também na liberação de hormônios que favorecem tanto o processo geral de emagrecimento, como a saúde mental.

Como ter um déficit calórico da maneira correta?

 

A forma correta de promover o déficit calórico é tendo um plano de emagrecimento completo e individualizado, que contemple instruções para uma dieta balanceada e um treino compatível com o gasto energético. Ao simplesmente diminuir as calorias sem muito critério, você pode estar retirando itens importantíssimos para a sua saúde.

Macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras, são as principais fontes de calorias. O consumo de proteínas, por exemplo, ajuda na recuperação e construção dos músculos e tecidos e a fornece energia para realizar exercícios físicos. Por outro lado, o treino ajuda a queimar as calorias que, quando não são gastas, ficam armazenadas no corpo na forma de gorduras.

Ou seja, essas duas “tarefas” devem caminhar sempre juntas e em sintonia. “Assim, além da queima de gordura, você vai ter um ganho de massa muscular, aumentando ainda mais a sua taxa metabólica”, explica o médico do esporte da You Heal, Murilo Delevedove.

Então, antes de tentar uma dieta nova, lembre-se de todos esses detalhes. O déficit calórico leva sim ao emagrecimento, mas através de uma estratégia individualizada e muito bem planejada para que seja sustentável a longo prazo. Desse modo, você consegue um emagrecimento saudável, dentro de uma rotina possível.

Aqui na You Heal temos uma equipe multidisciplinar com nutróloga, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira e personal trainer pronta para te atender. Entre em contato e conheça melhor como funciona esse trabalho em equipe!