Entenda porque o tratamento a laser para varizes e vasinhos é um dos mais indicados e quais as diferenças da cirurgia
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) estimam que 38% dos adultos convivem com varizes. Apesar de menores e causarem menos incômodo, os vasinhos também são um problema frequente e que requer atenção. Veja como funciona o laser para tratamento de varizes e vasinhos.
O que são varizes e vasinhos?
Varizes são veias dilatadas e deformadas, que têm cor azulada e surgem ao longo das pernas. Geralmente, elas causam dores e inchaço. Além disso, quando não tratadas podem provocar deformação, alteração na sensibilidade da pele e trazer riscos à saúde.
Estudos mostram que a pessoa com varizes tem o dobro de chances de sofrer uma grave embolia. Por isso a importância de buscar tratamento para o problema. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.
Por outro lado, os vasinhos têm prejuízos apenas estéticos e não estão relacionados a desajustes na saúde. Os vasinhos são linhas arroxeadas parecidas com teias de aranha. São veias menores, que estão na derme e epiderme e são chamadas de telangiectasias.
No entanto, é comum que as varizes apareçam na sequência dos vasinhos. Por isso é importante ficar atento e buscar tratamento logo.
Tratamento a laser para varizes e vasinhos
Por ser uma forma minimamente invasiva, o tratamento a laser é um dos mais indicados para varizes e vasinhos. O laser promove uma reação térmica com o uso de luz intensa. Desse modo, ele consegue queimar a parede interna dos vasos defeituosos.
Funciona como uma alternativa não cirúrgica para eliminar as veias telangiectasias e varizes de pequeno calibre. Por outro lado, a cirurgia é um processo mais complexo e invasivo, pois demanda cortes. Além disso, o paciente precisa de internação e um bom tempo para recuperação em casa.
Já no tratamento com laser para varizes, o paciente é liberado no mesmo dia para suas atividades cotidianos. Ainda assim, o processo deve ser feito por médico especialista em cirurgia vascular.
O laser transdérmico também pode ser utilizado associado à escleroterapia tradicional ou espuma densa para tratar varizes maiores.
Se você busca tratamento a laser para varizes ou vasinhos, entre em contato e marque uma avaliação aqui na Clínica You Heal. Nosso médico angiologista e cirurgião vascular, Dr. Gustavo de Miranda está à disposição para analisar o seu caso.
Comentários