Muito além das características físicas e até comportamentais, também podemos herdar dos nossos pais e avós a suscetibilidade a algumas doenças genéticas, como o câncer, por exemplo. No entanto, sua herança genética não deve ser um fator limitante.

Veja como é possível tratar e prevenir doenças genéticas.

 

O que são doenças genéticas?

Doenças genéticas são aquelas causadas por uma alteração na sequência de genes do DNA. Essa desordem altera a estrutura de uma proteína e, consequentemente, causa anomalias anatômicas e fisiológicas. Qualquer erro nos genes pode desencadear uma doença genética.

Como nossos genes são herdados, certas doenças são caracterizadas pela transmissão de geração para geração. Elas podem ser divididas pelo seu modo de herança ou pelo sistema que mais frequentemente acomete.

Há doenças neurogenéticas, que afetam principalmente o sistema nervoso, doenças cardiológicas, displasias esqueléticas e as síndromes de predisposição ao câncer hereditário.

 

Prevenção e tratamento

Através de testes genéticos, hoje já é possível identificar a predisposição genética do seu organismo para algumas doenças. Esses exames permitem até mesmo que o problema seja descoberto antes do início dos sintomas.

Além disso, a identificação de genes alterados permite que medidas sejam tomadas para evitar que a doença se expresse ou mesmo se agrave. “Não herdamos o câncer, por exemplo. Herdamos a suscetibilidade, que em conjunto com o estilo de vida que adotamos, farão com que esses genes sejam expressos ou não”, explica a nutróloga da You Heal, Adriana Menezes.

Assim, através do teste genético é possível prevenir patologias, aumentando a expectativa e a qualidade de vida quando se integra um tratamento direcionado. Ou seja, por meio dos nossos hábitos é possível modular os genes. Pois além de detectar a predisposição a doenças, o teste genético fornece embasamento personalizado para diversas estratégias na área de saúde.

 

Câncer de Mama X Teste genético

 

O câncer de mama é uma das doenças associadas a uma mutação genética. Em alguns casos, essa alteração é hereditária, sendo possível prever a predisposição através de um teste genético.

O resultado do teste, no entanto, não é um diagnóstico. A presença da mutação indica apenas que você apresenta um risco maior de desenvolver a doença. Ou seja, é uma oportunidade de se prevenir. Ao saber da presença da mutação, você pode procurar um médico para uma rotina personalizada de exames e medidas preventivas.

As informações do teste genético são úteis para o médico escolher as melhores medidas de acompanhamento para evitar que os genes se expressem ou ainda detectar o câncer logo no início.

 

Doença genética tem cura?

 

A cura ainda não é uma realidade, uma vez que as doenças genéticas atingem a sequência de nucleotídeos, que codificam nosso DNA de forma única. O que existe atualmente são apenas técnicas que retardam o avanço da doença e reduzem os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Por outro lado, os avanços da ciência abrem caminhos cada vez mais promissores sobre a relação entre nossos genes e a saúde. Cientistas americanos revelaram recentemente o resultado de estudos que sugerem uma nova forma de editar o código genético humano.

A tecnologia, chamada de “prime editing” seria capaz de corrigir até 89% de erros do DNA que causam doenças. Ainda em testes de laboratório, a técnica é usada como forma de reescrever o DNA com precisão.

Enquanto isso, que tal investir em um estilo mais saudável, prevenindo doenças e proporcionando maior qualidade de vida? Entre em contato e veja como podemos te ajudar.

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!