Popularmente conhecida como flora intestinal, a microbiota intestinal pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do processo de emagrecimento.

Para alcançar o peso ideal, não basta reduzir o consumo calórico. É preciso estar atento a outros fatores que podem interferir na perda de peso. É o caso da microbiota intestinal, popularmente conhecida como flora intestinal, que quando em desequilíbrio pode alterar todo um organismo e atrapalhar o processo de emagrecimento.

O que é microbiota intestinal e por que é tão importante?

A microbiota intestinal é a definição do grupo de microorganismos, como bactérias, vírus e fungos, que habita o trato gastrointestinal. Essas espécies vivem em harmonia com o nosso corpo, ajudando em diversos processos, como a absorção de nutrientes e proteção contra doenças. Ou seja, o trabalho desses microorganismos é fundamental para nossa saúde.

A ligação entre a microbiota intestinal e o emagrecimento

Uma microbiota intestinal saudável e equilibrada garante o bom desempenho das funções fisiológicas, assegurando não apenas qualidade de vida, como êxito no processo de emagrecimento. Todo esse processo começa com uma alimentação correta, que fortalece as bactérias mais benéficas dessa colônia, garantindo o perfeito funcionamento do intestino.

Quando esse sistema está em equilíbrio, os nutrientes são absorvidos de forma adequada, melhorando o metabolismo e, consequentemente, gastando mais calorias. Desse modo, manter o intestino saudável é fundamental para a perda de peso.

Se o intestino não funciona bem e a alimentação não é adequada, toxinas são produzidas, favorecendo um processo inflamatório e dificultando o emagrecimento. Além disso, os alimentos que o intestino não consegue processar, ficam parados, fermentando, contribuindo para o fortalecimento das bactérias ruins, gerando um desequilíbrio da microbiota, conhecido como disbiose intestinal.

Um intestino desequilibrado fica com as barreiras frágeis, deixando o órgão permeável. Isso significa que as toxinas começam a passar para a corrente sanguínea, inflamando outras áreas e atrapalhando o processo de emagrecimento.

Como melhorar a saúde intestinal?

  • Bebendo bastante água;
  • Mantendo uma alimentação saudável;
  • Praticando atividade física;
  • Verificando a deficiência de vitaminas;
  • Identifique e trate intolerâncias alimentares.

Como está o seu intestino? Será que ele tem sido o vilão do seu processo de emagrecimento? Na Clínica You Heal, em Goiânia, temos uma equipe especializada em cuidar da saúde intestinal. Entre em contato conosco e agende um horário!

Siga a Clínica You Heal também no Instagram

Leia também: