Conhecer sua genética ajuda a montar uma dieta personalizada com a qualidade e a quantidade ideal para o seu emagrecimento

Talvez você não saiba, mas 30% do nosso peso corporal defendem de nossos genes. No entanto, os outros 70% dependem do ambiente e hábitos de vida. Assim, mesmo existindo uma herança genética que possa influenciar no seu processo de emagrecimento, isso não necessariamente vai determinar os seus resultados. 

Genética X Emagrecimento

Existem sim genes envolvidos no processo metabólico, no apetite, na saciedade, no gasto energético e no acúmulo de gordura. Mas mesmo com a influência desses genes, é possível manter o corpo saudável com bons hábitos. Ou seja, o seu estilo de vida pode influenciar no comportamento dos seus genes e ajudar a cuidar do seu organismo.

No entanto, se você não conhecer seu corpo e como ele funciona, vai ser difícil prevenir doenças, emagrecer, ganhar massa, melhorar seu metabolismo ou mesmo a performance, de forma saudável e duradoura. O ideal, é conhecer seu organismo e entender como ele responde a determinados alimentos, medicamentos, exercícios e outros fatores.

As informações sobre sua identidade biológica, ajudam no entendimento das particularidades do organismo e como ele se comporta. Assim, é possível fazer melhores escolhas, de acordo com o perfil genético, alcançando melhores resultados. 

Como saber mais sobre a minha genética?

Nem sempre avaliar o formato do corpo dos familiares, vai te dar uma resposta sobre o seu organismo. Para entender melhor a influência dos seus genes, é preciso fazer um teste genético. O exame é feito a partir de uma pequena amostra de saliva e o resultado permite compreender melhor como seu corpo funciona e definir as estratégias mais certeiras para cuidar da sua saúde. 

O teste, no entanto, não faz milagre. Apenas mostra o caminho ideal para você obter o melhor resultado. O grande diferencial vai ser o profissional que interpreta e a adesão do paciente às estratégias. Afinal, conhecer sua genética e as variações associadas ao seu metabolismo, ajuda a montar uma dieta personalizada com a qualidade e a quantidade ideal para o seu emagrecimento.

Além disso, o teste genético pode ajudar a potencializar os efeitos da atividade física, com a adoção de estratégias que vão agilizar os resultados. Por outro lado, a análise dos genes é importante também para prevenir o risco de lesões. 

Desse modo, após a realização do teste genético, é interessante procurar uma equipe multiprofissional, que pode identificar as melhores estratégias para cada caso, com dietas, atividade física, medicamentos e outras terapias.

A equipe You Heal tem atendimento multidisciplinar para te auxiliar. Em em contato e saiba mais.