Entenda o é chip da beleza, como funciona, se emagrece e quais são as suas reais indicações
Eliminar sintomas incômodos da TPM e ajudar no tratamento de alguns problemas ginecológicos são alguns dos benefícios que podem ser alcançados com o implante hormonal popularmente conhecido como chip da beleza.
O conceito do tratamento, no entanto, muitas vezes é propagado de maneira equivocada. Primeiro porque não se trata de um chip e segundo porque não serve para buscar beleza, mas sim qualidade de vida. Entenda como funciona e quais são as reais indicações do “chip da beleza”.
Não existe chip da beleza
O médico do esporte da Clínica You Heal, Murilo Delevedove, explica que não existe chip da beleza. “Não é exatamente um chip codificado. É o que chamamos de pallet que pode ser de hormônio ou ter outras formulações”, revela. O bastonete tem apenas dois centímetros e é colocado embaixo da pele da paciente.
A técnica é praticamente indolor, mas para evitar qualquer desconforto, é usado um anestésico local. A partir daí, o implante começa a liberar o produto no organismo da mulher, de forma mais lenta do que o processo via oral ou injetável. “É uma maneira mais natural, mais fisiológica da pessoa receber os hormônios”, ressalta Murilo.
As reais indicações do chip da beleza
As indicações são muito mais por sinais e sintomas de um problema ginecológico do que por questões estéticas. Geralmente, o implante hormonal é usado no tratamento da endometriose, síndrome do ovário policístico e menopausa. Também pode ser usado como anticoncepcional e para aliviar sintomas mais severos do período pré-menstrual.
Além disso, o método pode ser usado para melhorar a disposição e a libido, uma vez que o implante tem uma capacidade maior de absorção do que o gel, por exemplo. Por outro lado, o “chip da beleza” não deve ser usado em pacientes com sobrepeso. “Ele não vai emagrecer a pessoa que estiver obesa. Inclusive ela pode até engordar”, alerta o médico Murilo Delevedove, explicando que o implante faz anabolismo. “Dependendo da alimentação, ele pode fazer célula gordurosa também”.
De qualquer forma, a prescrição deve ser feito por médico especialista, após a análise de exames e a constatação de deficiência hormonal ou alguma das doenças já citadas. Além disso, não é um procedimento padrão.
Cada implante é personalizado e contém exatamente o que o paciente precisa. A dosagem não é a mesma e depende de fatores como peso, altura e objetivo a ser alcançado.
Ou seja, todo o processo precisa ser muito bem estudado. Então, procure um médico especializado e que realmente saiba indicar o chip da beleza pelos motivos certos.
Aqui na You Heal nós temos uma equipe pronta para cuidar do seu bem estar.
Acompanhe as dicas de saúde da You Heal também no Instagram!
Comentários