Há algumas condições que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de mama. A obesidade é uma delas
O câncer de mama é uma condição que atinge, predominantemente, as mulheres (apesar de 1% dos casos serem diagnosticados em homens) e é descoberto após a percepção de mudanças na textura ou na aparência das próprias mamas. Desse modo, a prevenção ainda é a forma mais eficaz de tratar o problema. Entenda o impacto do problema, os sintomas e as opções de tratamento.
Sintomas e prevenção
O rastreamento do câncer de mama é altamente divulgado e encorajado por médicos e através de campanhas públicas. Medidas simples como o exame de toque (que a mulher pode realizar sozinha em casa) podem fazer a diferença para um diagnóstico precoce.
A recomendação é que o rastreamento feito a partir do exame de mamografia seja iniciado em mulheres a partir de 50 anos, fase em que a probabilidade de se identificar uma lesão é maior. Por outro lado, mesmo mulheres mais jovens já devem iniciar o hábito de realizar o autoexame e, na percepção de algum nódulo fixo, devem procurar o médico.
Geralmente, a mamografia é solicitada quando identificada alguma alteração no exame clínico ou no auto exame. Assim, no caso de alguma anormalidade encontrada na mamografia diagnóstica, é indicada a realização de biópsia.
O que observar no auto exame?
- Saída de líquidos dos mamilos
- Presença de um caroço duro, fixo e que não dói
- Alterações no mamilo
- Nódulos na axila ou pescoço
Fatores de risco para câncer de mama
Pessoas com histórico de câncer de mama ou ovário na família têm maiores riscos de desenvolver a doença. De todo modo, é possível fazer testes genéticos para identificar se há a presença de alterações nesses genes, permitindo atuação sobre fatores de risco. Além disso, há outras condições que podem aumentar o risco de desenvolvimento de neoplasias na região das mamas, o sobrepeso é uma delas.
O excesso de peso se relaciona tanto com o maior risco de desenvolver a doença, como o pior prognóstico. Isso porque diversas funções metabólicas são prejudicadas em indivíduos com sobrepeso, principalmente pelo estado inflamatório do organismo e a presença elevada de tecido adiposo.
Desse modo, a perda de peso está diretamente ligada a prevenção do câncer de mama, assim como a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, corte do tabaco e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.
Converse com seu médico e veja quando você deve começar a fazer exames preventivos. A Clínica You Heal tem uma médica ginecologista em sua equipe. Se você quer agendar consulta, entre em contato.
Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!
Comentários