Uma rotina de skincare com vários produtos e os procedimentos estéticos em dia podem não ser suficientes para manter a pele do seu rosto saudável se você tem uma alimentação inadequada. Uma dieta balanceada é um dos segredos para ter uma aparência bonita e bem cuidada. Veja que alimentos podem ser bons para a pele.
Alimentos bons para pele
Uma alimentação equilibrada é essencial para conquistar uma pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e saúde da pele não apenas no curto prazo, como também em anos. Ou seja, a sua dieta pode definir a forma como você envelhece.
Por isso a importância de se investir em alimentos ricos em nutrientes, capazes de manter as células e tecidos saudáveis. Veja uma lista de alimentos bons para pele.
Salmão
Rico em ômega 3, o salmão tem um tipo de gordura boa que faz parte da membrana das células da pele. Assim, essa substância ajuda a manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas. Além disso, o ômega 3 tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando na prevenção de acne e combatendo alergias.
Alimentos com resveratrol
O resveratrol, que é um polifenol com propriedades bioativas, é encontrado na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas, também em amoras, mirtilo, cranberry e outras frutas vermelhas.
Aveia
A aveia é um cereal rico em vitaminas B1, B3, B6 e E, zinco e ácido fólico. Essas substâncias ajudam na hidratação da pele e na produção de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce.
Frutas ricas em vitamina C
Mais que fortalecer a imunidade, a vitamina C também possui agentes antioxidantes que contribuem no combate aos danos causados pelos radicais livres, como as manchas, as rugas e o envelhecimento precoce. Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são algumas das frutas que podem ajudar a melhorar o aspecto da sua pele.
Brócolis
Rico em vitaminas A e C, minerais como o zinco e carotenóides como a luteína, o brócolis ajuda a proteger as células dos danos oxidativos que podem tornar a pele seca e enrugada. Além disso, o brócolis protege contra os danos do sol.
Inflamação X saúde da pele
Como vimos, a sua alimentação tem papel fundamental na saúde da pele, do intestino e também na forma como você combate a inflamação do organismo. Alimentos ricos em gordura, como frituras, por exemplo, podem causar uma inflamação geral, que afeta diretamente a saúde da sua pele.
Além disso, margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo.
Por outro lado, também é preciso investigar eventuais hipersensibilidades e intolerâncias alimentares. Esse tipo de problema deixa o organismo incapaz de digerir determinados tipos de alimentos, causando um processo inflamatório que acaba por atingir também a saúde da pele.
De qualquer forma, antes de mais nada, é preciso procurar um dermatologista para investigar as causas do problema. Entre em contato e agende o seu horário.
Acompanhe nossas dicas também no Instagram!
Comentários