Um intestino em desequilíbrio pode alterar todo um organismo e atrapalhar o processo de emagrecimento. Veja como melhorar o seu fluxo intestinal
Em tese, perder peso seria simplesmente comer menos calorias do que gastamos. Mas nesse processo, outros fatores podem interferir no resultado da balança. Entenda qual a relação entre o intestino e o seu emagrecimento.
Intestino e emagrecimento
Já ouviu falar que todas as doenças começam no intestino? Com a obesidade não é diferente. É através do contato do alimento com o intestino, que tudo começa. Em um intestino saudável, por exemplo, ao se alimentar bem, os nutrientes são absorvidos, ajudando na melhora do metabolismo.
Além disso, as bactérias boas são alimentadas, fazendo com que elas ajudem até mesmo a gastar mais calorias. No entanto, em um cenário onde o intestino já está ruim e a alimentação não é saudável, você tem uma situação de caos no processo de digestão.
“O alimento fica mais tempo parado no intestino, produzindo toxinas e fazendo uma inflamação local, piorando um quadro de inflamação que já existe no obeso”, explica a nutróloga e gastrocirurgiã da You Heal, Adriana Meneses.
Lembrando também que tudo que fica mais parado no intestino, fermenta mais e contribui para uma série de doenças, como o refluxo e disbiose intestinal.
Disbiose
A disbiose é quando ocorre um desequilíbrio entre as bactérias ruins e boas no intestino. Geralmente, as ruins se sobressaem quando nos alimentamos mal. Em alguns casos, o problema é causado por falta de enzimas digestivas.
Além disso, o uso de medicamentos como omeprazol também pode causar a disbiose, dependendo do tempo de uso e da indicação. Um intestino desequilibrado fica com as barreiras frágeis, deixando o órgão permeável.
Isso significa que as toxinas começam a passar para a corrente sanguínea. E são justamente essas toxinas do seu intestino que podem inflamar outras áreas e atrapalhar o seu processo de emagrecimento.
Constipação
Outro problema comum do intestino e que também atinge o processo de emagrecimento é a constipação. Mas ainda mais importante do que a frequência, é o aspecto das suas fezes.
Em resumo, as fezes devem ter uma consistência pastosa, mas devem ser capazes de manter sua forma. Então o ideal é que ela seja ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. Assim, a consistência e a forma não causam dor ou dificuldade para evacuar.
Dicas para melhorar o intestino e favorecer o emagrecimento
- Ingerir mais fibras
- Beber mais água
- Fazer atividade física
- Não segurar a vontade de ir ao banheiro
- Fazer exercícios respiratórios, como LPF
- Tratar a disbiose
- Não ignorar o formato das fezes
- Verificar a deficiência de magnésio
- Ter cuidado com dietas que restrigem muito a ingestão de gorduras
Como está seu intestino? Você está cuidando dele? Aqui na You Heal temos uma equipe especializada em cuidar da saúde intestinal. Entre em contato conosco e agende um horário!
Comentários