Quando associados ao tratamento para o intestino, os tratamentos para a saúde mental podem ter maior chance de sucesso

 

Com cerca de 500 milhões de células nervosas, o intestino é muito mais do que apenas um órgão de digestão, absorção e transporte de nutrientes. Por isso, problemas no seu intestino podem impactar também na sua saúde mental. 

O órgão produz mais de 30 neurotransmissores, dentre os quais estão a dopamina e a serotonina, ligados ao prazer, motivação, humor, sono, apetite e bem-estar. Assim, quando existem doenças inflamatórias intestinais (DIIs), a qualidade de vida do paciente reduz drasticamente. 

 

O que são as doenças inflamatórias intestinais?

As doenças inflamatórias intestinais (DII) são caracterizadas por inflamações acentuadas da mucosa do trato gastrointestinal, com desordens de longa duração. O problema é desencadeado por anormalidades do sistema imunológico. O princípio é multifatorial, tendo fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal e resposta imune. 

 

Saúde mental e intestino: qual a ligação?

O comprometimento da saúde mental dos indivíduos que possuem DIIs é explicado devido à redução na produção de serotonina pelo intestino. Esse hormônio é o principal responsável pela sensação de bem-estar.

Assim, estima-se que cerca de 20% das pessoas com DIIs apresentam ansiedade e 35% apresentam sintomas depressivos, o que é 4 vezes maior que na população mundial em geral. Desse modo, os tratamentos para a saúde mental quando associados ao tratamento para o intestino podem ter maior chance de sucesso, aumentando a qualidade de vida desses indivíduos.

De maneira geral, melhorias na higiene e cuidados com a saúde já são capazes de alterar a composição da microbiota intestinal e proporcionar um estado de equilíbrio entre bactérias boas e ruins. 

Por outro lado, existem também tratamentos bem definidos com uso de imunobiológicos. Em certas situações, no entanto, a cirurgia deve ser uma opção de tratamento que não deve ser negligenciada,especialmente em casos de doença fibrostenótica.

De todo modo, ao procurar tratamento para alguma questão de saúde mental, verifique também como está o funcionamento do seu intestino. 

Aqui na You Heal temos uma equipe pronta para te atender. Entre em contato e marque uma consulta com nossa equipe multidisciplinar para avaliar a sua saúde como um todo. 

Acompanhe as dicas da You Heal também no Instagram!