Já falamos por aqui como o excesso de peso pode sobrecarregar todo o organismo, mas você sabia que há uma forte relação entre a obesidade e as dores articulares? Geralmente, o excesso de peso afeta principalmente os membros inferiores, castigando o joelho, tornozelo e também o quadril.
É fato que muitos obesos têm dificuldade de se locomover, e alguns sentem dores ao tentar, o que torna as atividades físicas mais difíceis. Além disso, com a piora do quadro, as próprias tarefas simples do dia a dia vão ficando mais complexas. Mas será que a solução está simplesmente na perda de peso?
Obesidade X Dores Articulares
O médico do Esporte da Clínica You Heal, Murilo Delevedove, conta que é muito comum receber pacientes que chegam ao consultório com indicação do ortopedista para perder peso. Eles costumam ouvir que se não emagrecer, não tem como tratar o joelho e que a culpa das dores é exclusivamente do sobrepeso.
“Na verdade a perda de peso é importante sim, porque pode haver uma sobrecarga articular. Mas não podemos esquecer que a obesidade é uma doença inflamatória crônica”, explica o médico, ao acrescentar que em muitos casos, o processo é silencioso. Ou seja, mesmo sem notar sinais, o paciente passa por uma inflamação corporal geral.
Do mesmo modo, há pacientes com artrite reumatóide e que não estão acima do peso. Geralmente são pessoas com peso fora do nível de obesidade, mas com inflamação por uma série de fatores – entre eles, a própria artrite, a diminuição da massa muscular, um instestino com mau funcionamento, entre outros.
Para esses casos, é aconselhado fazer uma avaliação de composição corporal. Assim, através desse exame, é possível verificar quanto de gordura tem o paciente e quanto de massa muscular ele tem.
“As vezes o paciente tem o peso normal, mas é inflamado, porque tem o que chamamos de diminuição da massa muscular”, explica Dr. Murilo. Esse quadro causa a obesidade sarcopênica, que é quando o paciente não tem a quantidade de musculatura ideal para dar sustentação ao corpo. Essa pessoa fica suscetível a quedas e lesões causadas por pequenos impactos.
Todo obeso tem o organismo inflamado?
Normalmente sim. Geralmente, pessoas acima do peso tem alguns marcadores inflamatórios presente. O principal marcador inflamatório costuma ser a insulina. Quando está acima de 8, já começa a fazer inflamação. Esse processo pode desencadear uma doença pré-determinada pelo seu gen.
“A base de toda doença é a inflamação. E, de acordo com a inflamação e o gen que você já carrega, a doença aparece”, explica o médico do Esporte, ao alertar que a solução está na cura da inflamação através da mudança do estilo de vida. Com boa alimentação, atividade física, bom sono, muita água e um intestino regulado.
“Não podemos tratar apenas a dor do paciente, mas sim a causa”, alerta, por sua vez, o ortopedista Adriano Meneses, especialista em dor. Ele explica que não adianta simplesmente diminuir uma inflamação se o paciente tem pernas desalinhadas. “Se não corrigirmos o desvio estrutural, não vai adiantar”.
Adriano ressalta a importância de verificar a saúde do paciente como um todo e do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.
Aqui na You Heal temos uma equipe preparada para te atender com nutricionista, nutrólogo, médico do esporte, fisioterapeuta e outros profissionais. Entre em contato e marque uma consulta.
Acompanhe nossas dicas também no Instagram!
Comentários