Antes mesmo da comida chegar à boca, seu corpo precisa se preparar. Veja como melhorar a digestão com medidas simples

 

Provavelmente você já deve ter ouvido que a digestão começa pela boca. No entanto, não é bem assim que deve funcionar. Seu corpo precisa se preparar para a refeição. Veja como melhorar a sua digestão com medidas simples. 

Por onde então deve começar a digestão?

 

Pelo cérebro. Todo o processo do sistema digestivo é controlado pelo sistema nervoso e por hormônios. Por isso, é extremamente importante observar o alimento, sentir o cheiro e mastigá-lo bem. Isso ajuda a iniciar a liberação de enzimas digestivas.

Com a estreita conexão entre o cérebro e o intestino, sinais como a fome e o cheiro dos alimentos enviam estímulos para o cérebro. Desse modo, ele emite sinais nervosos que vão estimular as glândulas salivares e estomacais a lançar a saliva, enzimas digestivas e o ácido clorídrico.

Sem essa atenção total na hora da refeição (mindful eating), usando não só a mastigação, como a visão e o olfato, a comida não será bem digerida e muito provavelmente você terá distensão e gases. Além desse fator, o estresse afeta a produção das enzimas digestivas, contribuindo para a má digestão. 

Então, o que você às vezes suspeita ser uma gastrite ou refluxo, pode ser na verdade apenas reflexo da sua falta de atenção à forma como se alimenta. Ou seja, não se trata apenas de escolher melhor os alimentos, é preciso atenção também à sua mente, uma vez que estresse, intestino e imunidade têm uma relação direta.

O que você não trata na mente, seu corpo transforma em doença

 

Tanto a má alimentação, quanto a má digestão são problemas comuns em momentos de tensão. Como o sistema digestivo é a principal barreira de defesa do corpo, a fragilidade desse ponto pode facilitar a passagem de toxinas para a corrente sanguínea, causando inflamações.

Um estilo de vida saudável, que prioriza uma boa imunidade, depende do tripé entre alimentação, atividade física e bom sono. Um desequilíbrio entre esses pontos pode causar estresse e, como consequência, diminuir o fluxo sanguíneo em órgãos vitais do corpo, inclusive o intestino.

Por isso, qualquer tipo de doença começa no intestino ou pode ser tratada com cuidados a partir dele. É o caso, por exemplo, do processo de emagrecimento, ganho de massa muscular ou melhora da ansiedade, o tratamento deve começar exatamente por esse tripé. 

Com esses três pontos essenciais em equilíbrio, é possível não só aumentar a imunidade como ainda otimizar qualquer outra área da sua vida.

Quer ajuda nesse processo? Entre em contato com a Clínica You Heal.