Além de prejudicar a saúde e provocar ganho de peso, a fome emocional deixa claro que a pessoa não está lidando com seus sentimentos como deveria
É comum fatores emocionais pautarem a nossa dieta e até mesmo a rotina, mas será que eles também não estão atrapalhando o seu processo de emagrecimento? Por acaso já parou para pensar se aquela sua vontade de comer é realmente uma necessidade fisiológica ou uma fome emocional?
O que é fome emocional?
A fome emocional não é uma fome real. É uma necessidade baseada nos sentimentos aflorados. O problema é caracterizado pelo impulso de canalizar as emoções como tristeza, ansiedade, frustração e estresse na alimentação.
Realmente o prazer em comer é reconhecido pelo cérebro e pode gerar sensação de conforto e alívio momentâneo. É uma espécie de alívio instantâneo. Uma tentativa de fugir dos sentimentos negativos. Afinal, descontar na comida é um atalho fácil e prazeroso.
No entanto, o hábito pode se tornar uma compulsão alimentar. Além disso, os alimentos mais procurados nesses momentos são industrializados, muitas vezes, ricos em açúcar, gorduras e pobre em nutrientes. Assim, além de prejudicar a saúde e provocar ganho excessivo de peso, a fome emocional deixa claro que a pessoa não está lidando com seus sentimentos como deveria.
Como diferenciar da fome física?
Diferente do que chamamos de fome física, aquela necessidade fisiológica que temos de comer para dar energia ao organismo, na fome emocional você não avalia o estômago, mas sim os sentimentos. Então, ao bater aquela vontade de comer, perceba se ao buscar uma distração interessante, esse desejo desaparece ou aumenta?
Além disso, a fome física costuma desaparecer quando você já está saciado e te causa uma sensação de bem-estar. Já a fome emocional surge como desejo de um alimento específico e dificilmente você se sente saciado. Só para de comer quando está bem cheio.
Caso você sinta que as emoções estão controlando sua alimentação e atrapalhando seu processo de emagrecimento, é interessante procurar o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas e que trabalham estratégias voltadas para a saúde de forma integral e harmônica.
Quer saber como? Entre em contato com a Clínica You Heal, em Goiânia. Aqui alcançamos o emagrecimento cuidando do seu aprimoramento físico e mental.
Siga a Clínica You Heal também no Instagram
Comentários