Entenda as diferenças entre os dois tipos de DIU. Todos são considerados métodos contraceptivos seguros, práticos e eficientes

O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é um método contraceptivo que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Pela segurança e praticidade, a procura pelo DIU vem aumentando, mas muitas mulheres ainda ficam na dúvida sobre os tipos de DIU e qual é o mais indicado.


Tipos de DIU

Basicamente existem três tipos de DIU, com e sem hormônio. Todos são considerados métodos contraceptivos seguros, práticos e eficientes. No entanto, pelas diferenças relevantes, alguns fatores são levados em consideração na hora de escolher o tipo mais indicado para cada mulher.

DIU de cobre

É feito de plástico, mas revestido com cobre. Age liberando íons que dificultam a ação dos espermatozóides dentro do útero, impedindo assim a fecundação. O DIU de cobre tem menos efeitos colaterais e, na maioria dos casos, não interfere no fluxo menstrual.

No entanto, em algumas mulheres o DIU de cobre pode aumentar tanto o fluxo menstrual, como também o número de dias do ciclo e até mesmo a intensidade das cólicas.

DIU de cobre com prata

A combinação dos dois elementos tem o intuito de diminuir a fragmentação do cobre no organismo. Assim, o DIU de prata diminui a chance de intensificar o fluxo e cólica menstruais. Tem formato em Y para facilitar sua inserção e remoção e é menor do que o de cobre.

DIU hormonal

O DIU hormonal é o Mirena ou o Kyleena. Contém hormônio levonorgestrel, que é liberado aos poucos no útero, impedindo a passagem dos espermatozóides. A presença do hormônio ajuda a reduzir ou mesmo eliminar por completo o fluxo menstrual e as cólicas.

Geralmente, após 6 meses de uso, aproximadamente 50% das mulheres param de menstruar. Aquelas que não têm o fluxo interrompido, após um ano, chegam a reduzir até 90% da intensidade.

Qual o melhor?

“Não existe melhor método. Existe o melhor método para você”, sentencia a ginecologista e obstetra da You Heal, Cristiane Meneses. Ela explica que a definição do melhor tipo de DIU deve ser discutida entre o médico e paciente de acordo com as particularidades de cada caso.

“É preciso olhar se a paciente tem fluxo intenso, se ela quer continuar menstruando ou não, se tem restrição com hormônios, entre outros detalhes”, observa. De qualquer forma, mesmo com uma funcionalidade prática e eficaz, o DIU não é um método contraceptivo indicado para todas as mulheres.

Por isso é importante conversar com seu médico para ter certeza de qual seria a melhor escolha para o seu caso, de acordo com o seu histórico. Geralmente, ele é indicado para mulheres que desejam um anticoncepcional de longa duração, porém reversível.

Aquelas que pretendem engravidar em um prazo menor que um ano, por exemplo, devem dar preferência a outros métodos anticoncepcionais de duração mais curta.

Ainda tem dúvidas sobre os tipos de DIU? Entre em contato, marque uma consulta com nossa ginecologista e veja qual o mais indicado para o seu caso.

Conte conosco! Entre em contato e agende um horário!

Acompanhe a You Heal também no Instagram!