Muita gente acha que a diferença entre nutricionista e nutrólogo se resume à ideia de que um passa medicação e o outro passa dieta. Mas não é bem assim. Entenda o que faz cada um e porque é importante que esses profissionais trabalhem juntos.
Principal diferença entre nutricionista e nutrólogo
Antes de mais nada, é preciso ressaltar a principal diferença entre nutricionista e nutrólogo. O nutricionista é formado em nutrição. Já o nutrólogo é formado em medicina, com especialização em nutrologia.
Assim, o nutrólogo tem condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.
Ou seja, enquanto o nutrólogo avalia, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferece orientações para uma alimentação mais equilibrada, o nutricionista monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos. Ambos os tratamentos devem ter o mesmo objetivo: a preservação da saúde do paciente.
O que o nutricionista faz?
O nutricionista é responsável por prescrever dietas com equilíbrio de nutrientes e calorias e suplementação quando necessário. A ideia é ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável.
Entre suas principais funções está a orientação e prescrição de dietas individuais, preparo de cardápios equilibrados para refeições completas e auxílio na reeducação alimentar, de acordo com as preferências, rotina e metabolismo de cada paciente.
O que o nutrólogo faz?
O nutrólogo auxilia na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças através da análise dos benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes.
Ele é responsável por fazer o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes, como diabetes, obesidade e hipertensão arterial.
Como funciona o trabalho em conjunto do nutricionista com o nutrólogo?
Para um tratamento mais completo e eficaz, recomendamos que o acompanhamento nutricional seja feito em conjunto com o nutrólogo. Os dois profissionais trabalham juntos para auxiliar na melhora da saúde e qualidade de vida do paciente.
Mas como funciona?
Primeiramente, o paciente passa por uma consulta com o nutrólogo. Alí, após análise clínica e do histórico do paciente, o médico pede alguns exames. Depois de avaliar os resultados, o paciente é encaminhado para o nutricionista para a prescrição da dieta mais adequada, definida de acordo com os objetivos do paciente e orientações dos dois profissionais.
É essa a forma de trabalho na Clínica You Heal, onde o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar comprometida com a saúde do paciente como um todo.
Essa sintonia entre os profissionais é benéfica tanto para o paciente, que não fica perdido com possíveis diferenças nas recomendações, como para os profissionais, que conseguem traçar estratégias conectadas, garantindo a maior eficácia do tratamento.
Agora que você já sabe a diferença entre o nutricionista e o nutrólogo, que tal começar hoje o mesmo o seu acompanhamento com essa equipe? Ligue e marque uma consulta.
Acompanhe nossas dicas também no Instagram!
Comentários