Atire a primeira pedra quem nunca se preocupou com a quantidade de fios caindo da cabeça ou mesmo com o aspecto ou força dos cabelos. Tanto mulheres quanto homens têm problemas na saúde capilar em diferentes fases da vida.
Isso porque o cabelo sofre tanto com fatores externos, como produtos químicos, poluição e calor, como também questões internas do organismo. A má alimentação, processos inflamatórios e condições genéticas, por exemplo, também influenciam na saúde do seu cabelo.
Uma das sequelas mais comuns da Covid-19, por exemplo, é a queda de cabelo. O problema é um tipo de eflúvio telógeno, que é quando o cabelo cai após uma experiência estressante.
Nesse caso, o enfraquecimento dos fios é consequência de um quadro infeccioso, assim como acontece com a dengue e a amidalite.
Os melhores tratamentos para saúde capilar
Ao perceber um aumento na queda dos fios, é importante buscar um tratamento imediato para evitar que o problema se prolongue.
Aqui na Clínica You Heal temos um programa específico de saúde capilar que combina os melhores tratamentos. O método abrange fórmulas personalizadas de medicações orais, loções capilares e alguns procedimentos.
Veja alguns dos tratamentos usados no programa:
Ledterapia
A ledterapia ou fotobioestimulação ajuda a aumentar a quantidade de cabelos e prolongar a fase de crescimento dos fios. No tratamento é usado um capacete de led, minimizando os efeitos inflamatórios e interrompendo a queda. Além disso, o led auxilia na penetração de loções específicas.
Intradermo capilar
Na intradermoterapia capilar são aplicadas substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, controlando ou interrompendo a queda de cabelos. O tratamento também estimula a nutrição e crescimento de novos fios.
Nesse processo, são usadas microagulhas vibratórias que perfuram o couro cabeludo e fazem a infusão de medicamentos. A ação causa mínimos ferimentos que estimulam a circulação sanguínea e a produção de colágeno.
Dessa forma, a queda de cabelos é diminuída ou cessada devido a neutralização da dihidrotestosterona (DHT), que é o hormônio responsável pelo caimento dos folículos capilares.
A injeção de substâncias ativas via intradérmica é mais eficaz pois age diretamente no local. Em alguns casos, o tratamento via oral pode também ser indicado, mas é mais demorado por passar por outros órgãos do corpo humano.
Soroterapia
Do mesmo modo, a terapia endovenosa também pode ser indicada como tratamento para saúde capilar. O método consiste na administração de uma gama de nutrientes por via endovenosa.
No soro são incluídas vitaminas, sais minerais, aminoácidos e todos os nutrientes necessários para o crescimento e fortificação dos fios. Assim, ao oferecer essas substâncias de forma concentrada ao organismo, preenche-se todos os espaços passíveis de deficiência.
LPF
Os exercícios de LPF (Low Pressure Fitness) também podem ajudar a diminuir o processo inflamatório que causa a queda de cabelo. Além disso, o método se mostra eficaz no tratamento de problemas intestinais, ansiedade e insônia, questões também associadas a saúde capilar.
Para o tratamento, são escolhidos exercícios respiratórios posturais que trabalham a questão da disbiose intestinal, controlando a ansiedade e deixando o corpo em um estado de tranquilidade.
Comentários