A reposição hormonal é uma maneira de tentar amenizar os sintomas da menopausa e trazer qualidade de vida. Veja as vantagens e desvantagens
Insônia, irritabilidade, ganho de peso e fogacho (calor intenso) são alguns dos sintomas percebidos pelas mulheres que chegam na menopausa. A fase marca o fim da capacidade reprodutiva, consequência da queda na produção de hormônios como a progesterona e o estrogênio. Mas, como saber se é realmente necessário fazer a reposição hormonal?
Fazer ou não fazer a reposição hormonal?
Repor hormônios que estão naturalmente em baixa é uma maneira de tentar amenizar os sintomas tão incômodos e trazer qualidade de vida a essas mulheres. Por outro lado, a questão pode ser um pouco mais complexa. Isso porque a reposição hormonal pode aumentar a possiblidade de algumas doenças.
Dessa forma, não há uma resposta absoluta que seja igual para todas as mulheres. “É uma decisão que precisa ser pesada com os malefícios e benefícios, associados aos sintomas que o paciente apresenta”, explica o médico do esporte da Clínica You Heal, Murilo Delevedove.
Ele recomenda que essa decisão seja tomada após uma avaliação com equipe multidisciplinar, que vai fazer uma análise de todo o contexto.
Dessa forma, a paciente terá o suporte de profissionais de diversas áreas, como ginecologia, cardiologia e nutrição. “Só mesmo com uma análise geral da situação do paciente é possível definir se a reposição hormonal é uma boa opção para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da mulher”, destaca o médico.
Quando a reposição hormonal não é indicada
• Quando o paciente já teve câncer ou tem familiares com histórico de câncer;
• Quando já teve tromboembolismo;
• Quando está obeso;
Por outro lado, a queda dos níveis de hormônio podem causar problemas como osteoporose, osteopenia e as micro lesões cerebrais, consequência do calor intenso dessa fase. Em um futuro, essas lesões podem acarretar demência, perda de memória e outras complicações.
Por isso, principalmente nos casos em que a reposição não é recomendada, é importante fazer o acompanhamento com equipe multidisciplinar para encontrar formas alternativas de minimizar os sintomas incômodos da menopausa.
Aqui na You Heal nós temos uma equipe pronta para cuidar do seu bem estar.
Comentários