Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Veja como evitar a proliferação dos fungos
A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital. Isso ocorre por um desequilíbrio da microbiota intestinal refletindo até mesmo em fungos na região vaginal. Quando não tratada, a doença pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Veja como evitar a proliferação dos fungos.
Causas da candidíase
Em síntese, o crescimento desordenado dos fungos é associado ao ambiente. Isso porque ele gosta de local úmido e quente. No entanto, ele também pode se desenvolver em outras situações.Alteração no pH da vagina, gestação ou mesmo uso prolongado de antibióticos são fatores que contribuem para a proliferação desse fungo.
Além disso, a candidíase pode estar associada à baixa imunidade, uso de anticoncepcionais, corticoides e, principalmente, com a alimentação.
Eventualmente, alguns alimentos favorecem a proliferação de algumas bactérias, modificando o pH da vagina, formando cenário ideal para a proliferação do fungo. O exemplo mais comum é o açúcar e a farinha branca! Sim! Uma das formas de prevenir é justamente retirar esses alimentos!
Sintomas
O crescimento exagerado do fungo provoca coceira na vagina, corrimento esbranquiçado e irritação na região. Além disso, a mulher sente dores na região pélvica e um aumento da frequência de micções. Esse cenário acaba causando ardência ao urinar, fazendo com que a mulher retenha o líquido.
Do mesmo modo, o acúmulo de corrimento também favorece a proliferação de bactérias. Ou seja, a candidíase deixa um cenário propício para o surgimento da infecção urinária. E o contrário também! A partir do momento que você tem infecção urinária, e ainda utiliza de antibióticos com frequência, isso favorece a candidíase.
Como evitar a candidíase e consequentemente a infecção urinária
Se você tem algum desses sintomas, procure uma equipe multidisciplinar que te olhe integralmente, abordando tanto parte ginecológica quanto intestinal e nutricional!
Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar o surgimento da candidíase e a evolução do quadro para uma infecção urinária. Veja as recomendações da nossa equipe:
- Evite segurar a urina
- Lave a região com água corrente e sabão neutro sem excesso
- Faça a higiene sempre no sentido da frente para trás
- Dê preferencia à calcinhas de algodão e evite as de fibras sintéticas
- Não use o biquini molhado por muito tempo
- Mantenha uma alimentação rica em frutas e verduras
- Beba bastante água
- Evite o uso de absorventes internos
De qualquer forma, o tratamento da candidíase deve ser feito com acompanhamento médico e uso de pomadas antifúngicas. Já no caso do cenário evoluir para uma infecção urinária, é preciso fazer uso de antibiótico específico.
Não subestime os sintomas ou a infecção pode evoluir para os rins ou mesmo a corrente sanguínea, causando a falência múltipla dos órgãos.
Invista na saúde preventiva, cuidando da sua imunidade e fazendo o check up com frequência.
Agende um horário conosco e cuide da sua saúde!
Acompanhe dicas da You Heal para sua saúde também no Instagram!
Comentários