É o médico ou nutricionista que decide quando o paciente precisa usar suplementos. As substâncias devem entrar como um aliado na dieta e jamais substituindo os verdadeiros alimentos
Suplementos alimentares são substâncias usadas para complementar uma dieta com todos os nutrientes necessários para determinado objetivo. É o médico ou nutricionista que decide quando o paciente precisa usar suplementos.
As substâncias são recomendadas para suplementar o que está em déficit no organismo, de acordo com o objetivo de cada um. Podem ser utilizados em estratégias para emagrecer, ganhar massa muscular ou até mesmo engordar.
Quando é necessário usar suplementos?
Os suplementos alimentares devem entrar como um aliado na dieta e jamais substituindo os verdadeiros alimentos. Nesse sentido, a prescrição vai depender do histórico do paciente, do quadro atual e dos resultados dos seus exames. Uma pessoa sedentária, por exemplo, ao começar a treinar, precisa primeiro mudar o estilo de vida com atividade física e uma boa alimentação.
“A ideia é buscar no próprio alimento essa energia que precisa no primeiro momento”, explica a nutricionista funcional e esportiva, Daniele Pimenta. Ela ressalta ainda que nesses casos, a suplementação pode causar efeitos negativos no processo de mudança desse paciente.
Por outro lado, um paciente que já treina pesado e que não tem tempo para fazer um lanche adequado antes dos exercícios, deve fazer a suplementação para suprir os nutrientes que ele precisa durante a atividade física.
Ou seja, para determinar quando o paciente deve usar suplementos é preciso avaliar o objetivo e o nível de atividade que já pratica. Além disso, há casos de pacientes que precisam complementar algumas vitaminas e minerais que foram identificados como deficientes em exames clínicos.
Diferença entre pré-treino e suplemento
Muitas pessoas associam o pré-treino diretamente à cafeína porque é algo que te dá energia. Mas nem sempre é necessário esse tipo de suplementação. “Muitas vezes a falta de disposição para treinar pode estar na deficiência de nutrientes”, esclarece a nutricionista, ao destacar que o pré-treino pode ser simplesmente comida na quantidade e horários corretos.
Além disso, algumas pessoas têm metabolizadores lentos e outras metabolizadores rápidos de cafeína no organismo. Saber qual o seu tipo é essencial e pode ser descoberto num teste genético.
Se a pessoa tem metabolizadores lentos, por exemplo, a cafeína como pré-treino não beneficiará o paciente e ainda aumentará o risco cardiovascular.
Daniele explica ainda que quem só consegue se alimentar muito próximo do horário do treino, deve fazer uma refeição líquida, para ter uma melhor digestão. Por outro lado, almoço e jantar também podem entrar na sua dieta como a refeição que antecede as atividades físicas. “Tudo vai depender do horário correto para ter os nutrientes necessários para seu treino”.
Consulte seu médico ou nutricionista para verificar quando é preciso usar suplementos e a forma correta para atingir seus objetivos.
A You Heal tem uma equipe multidisciplinar especialista no assunto. Entre em contato e agende um horário com o Dr. Murilo Delevedove, médico do Esporte, e com a geneticista Thais Cidalia.
Acompanhe mais dicas de saúde no Instagram!
Comentários